Notícias

Perfil do consumidor em João Pessoa é formado por mulheres jovens

Atualizado em: 15/03/2012

O perfil do consumidor de João Pessoa é formado, na sua maioria, por mulheres, que representam 55% do total, contra 45% de homens. Entre elas, 23,19% têm entre 21 e 30 anos e 25,35% de 31 a 40 anos. O diagnóstico foi feito com base nas características dos mais de 12 mil consumidores atendidos no Procon Municipal, durante o ano passado, e registrados no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

De acordo com os dados do Procon-JP, 21,99% das mulheres que procuram o órgão têm entre 41 e 50 anos e outras 8,96% possuem idades entre 61 e 70 anos. Segundo o balanço feito pelo órgão, apenas 4,62% das consumidoras têm acima de 71 anos e 1,38% menos de 20 anos.

“Os números indicam tanto o perfil das pessoas conscientes que procuram seus direitos nos órgãos de defesa do consumidor como também acaba refletindo quem consome mais. Por esses dados, o perfil é formado justamente por mulheres entre 20 e 40 anos”, destacou o secretário executivo do Procon-JP, Sandro Targino.

A cabeleireira Keila Sousa contou que, mesmo com muito trabalho, sempre consegue ter mais tempo que os homens para fazer compras e também para reclamar nos órgãos de defesa do consumidor. “Mulher já reclama mais que os homens mesmo, aí como compramos mais também vamos parar na porta do Procon para correr atrás dos nossos direitos”, disse.

Já a secretária contábil Sandra Silva acredita que a mulher é mais consciente do que os homens e isso é constatado nos dados do Procon. “Com certeza temos mais consciência sobre nossos direitos. Estamos sempre liderando nessas lutas”, defendeu.

Secom

Notícias