Notícias

Paraibana fica com bronze no Campeonato Brasileiro de Judô Sub 13

Atualizado em: 06/08/2013

judica

O Campeonato Brasileiro de Judô Sub 13, organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), foi encerrado nesse domingo (4), na capital paraibana. A competição, disputada no ginásio principal do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), contou com a participação de atletas de nove Estados do país, que durante dois dias lutaram para conseguir bons resultados.

Os Estados que mais fizeram ganhadores foram o Rio Grande do Sul, no feminino, e São Paulo, no masculino. Já a Paraíba conseguiu o bronze na categoria meio médio com a judoca Beatriz Villar, de apenas 11 anos de idade. Depois do terceiro lugar em casa, a paraibana tentará outro grande resultado nos Jogos Escolares Estudantis, que vai ser realizado em setembro, na cidade de Natal (RN).

Da região Nordeste, os pernambucanos Leonardo Sant’ana e Hanna Nascimento garantiram o título nas categorias pesado e meio leve, respectivamente, enquanto que Ítalo Santos, do Piauí, levou o ouro na ligeiro. Já do Centro-Oeste, o vencedor foi  Éder Lezcano, na categoria meio pesado. O sudoeste fez a campeã no super ligeiro com Manuela Jesus, Pedro Henrique Assunção, no meio leve, e João Vitor Santos, ambos de São Paulo, além de Robert Santos, na categoria super ligeiro. Já a carioca Thayná Lemos levou no meio média.

Do Sul, as gaúchas Maria dos Reis, Gabrielle Gonzaga e Eduarda Rosa ficaram com o primeiro lugar nas categorias leve, média e pesado, respectivamente. Na meio pesado, Mônica Tortato, do Paraná,  e os catarinenses Gustavo Limeira, meio médio e Beatriz Laux, na ligeiro, se sagraram campeões.

O presidente da Federação de Judô da Paraíba (FJP), Adjailson Fernandes, destacou o empenho dos atletas participantes e parabenizou o incentivo para que o evento fosse realizado. “O judô brasileiro só tem o que agradecer por ter realizado uma competição desse porte na Paraíba e todos os atletas estão de parabéns, pois se dedicaram ao máximo. Na oportunidade, o empenho do Governo do Estado em apoiar o evento foi de extrema importância para que o esporte continue crescendo na Paraíba”, disse Adjailson.

Para o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, sediando grandes eventos esportivos, a Paraíba vai ganhando notabilidade entre os que estão envolvidos. “Atletas, técnicos, dirigentes e pais de atletas naturalmente vão se habituar a voltar a Paraíba depois de um grande evento esportivo como foi o Brasileiro Sub 13 de Judô.  O Governo está fazendo de tudo para que a Paraíba possa sempre está inserida no calendário de inúmeras competições da área, para que as pessoas de fora aprendam a gostar do Estado”, frisou Tibério.

Assessoria

Notícias