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Paraíba: um dos destinos turísticos mais procurados do país

Atualizado em: 13/02/2013

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A Paraíba é hoje um dos destinos turísticos mais procurados do país. Durante o ano de 2012 foi registrado um aumento de 7% na presença de visitantes e a rede hoteleira conseguiu manter uma média de ocupação de 65% mesmo, incluindo os meses de baixa estação.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), a Paraíba fechou o mês de janeiro com uma ocupação média de 98%, sobretudo no litoral.

O presidente da seção paraibana da ABIH, José Inácio Pereira Júnior, reputa o crescimento turístico ao investimento na divulgação e as ações do Governo do Estado agregando infraestrutura e também disseminação o ‘Destino Paraíba’ em eventos nacionais e internacionais.

Uma das maiores operadoras de turismo do Brasil, a CVC, destacou João Pessoa como um dos três destinos mais procurados no país, ao lado de Bonito (Mato Grosso do Sul) e Serras Gaúchas.

O destaque que João Pessoa tem tido por parte das principais operadoras de turismo é resultado das ações desenvolvidas ao longo do ano pelo Governo do Estado, em parceria com o trade turístico, avalia Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). “Treinamos mais de 1,5 mil profissionais que trabalham na linha de frente no contato com o consumidor final”, disse. 

Mídia expontânea – Levantamento feito pela PBTur sobre o material veiculado nas mídias impressa e televisiva, além de portais, contabiliza citações e reportagens especiais em 30 veículos de comunicação. A avaliação é que os principais roteiros paraibanos foram divulgados, em média, por três grandes veículos a cada mês durante 2012.

Jornais de circulação nacional como ‘Folha de São Paulo’, ‘Estado de São Paulo’, ‘O Globo’, e outros de alcance regional como ‘Correio Braziliense’, ‘O Popular’ (Campinas) e ‘A Tarde’ (Bahia) divulgaram a Paraíba em reportagens. A revista de bordo da TAM e o jornal argentino ‘Clarin’ também abordaram o turismo paraibano.

Movimento – O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto registrou o segundo maior aumento de movimentação de passageiros (embarques e desembarques) entre as capitais do Nordeste, no acumulado de janeiro a novembro deste ano, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Foram 1.142.954 passageiros, um crescimento de 10,32% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2011, o aeroporto recebeu 1.036.049 passageiros.

O Castro Pinto perde apenas para o aeroporto de Aracaju, que registrou uma alta de 27,35% no período, em relação a 2011, mas está à frente de destinos mais tradicionais como Natal (elevação de 3,39%) e Recife (1,75%). Também superou São Luis (9,8%), Fortaleza (6,88%), Salvador (3,49%) e Teresina (queda de 1,8%).

Dos 16 aeroportos administrados pela Infraero na região Nordeste, o João Suassuna, em Campina Grande, registrou o quarto maior aumento de passageiros (21,49%), tendo passado por lá 116.350 pessoas entre janeiro a novembro deste ano em relação a 2011. Os três aeroportos mais movimentados na região foram Juazeiro do Norte (CE), com alta de 35,64%; Aracaju (27,35%) e Petrolina, com crescimento de 24,92%. O Castro Pinto aparece em sétimo no ranking regional.

Conde – O portal Hotéis.com divulgou uma pesquisa que aponta os 20 destinos turísticos de maior crescimento no número de buscas no site. As cidades praianas lideraram a preferência e o município do Conde, no litoral sul da Paraíba, ficou em 8º lugar.

“Nada melhor do que começar 2013 em uma bela praia, curtindo o verão com familiares e amigos. De acordo com nosso levantamento, é justamente esse o plano de muitos brasileiros”, disse a diretora de marketing do Hoteis.com para a América Latina, Carolina Piber.

Complexo turístico – O Complexo Turístico de Lazer da praia de Coqueirinho, erguido com recursos do Programa Empreender PB no município do Conde, foi inaugurado em dezembro. As instalações beneficiam nove comerciantes da Associação dos Donos de Barracas na Costa do Conde (ADBCC). O espaço tem 3.518 m², sendo 170 m² de área construída divididos em nove quiosques com capacidade para atender até 2.400 pessoas, com bares praça de eventos, quiosque para informações, chuveiros, banheiros e estacionamento em terreno cedido pela Secretaria do Patrimônio da União. 

Também no Litoral Sul, o Governo do Estado realiza outra obra de infraestrutura turística, o binário de Jacumã, que vai melhorar e tornar mais seguro o acesso a uma das praias mais procuradas da região durante o verão. O binário, com pouco mais de 5 km de extensão, está em fase de conclusão na PB-008.

Mapa Digital – Uma lista de pontos turísticos, com informações e descrições dessas localidades, assim como imagens, compõem o ‘Mapa Digital’ do Estado, lançado pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur). Com foco principal em João Pessoa – de onde são descritos 54 pontos – o mapa é, ao mesmo tempo, serviço prestado ao turista e nova ferramenta de divulgação dos roteiros paraibanos.

Pelo portal www.destinoparaiba.pb.gov.br o internauta poderá acessar o mapa usando smartphones, tablets e computadores.

Assessoria

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