Notícias

Novembro Azul em João Pessoa

Atualizado em: 20/11/2013

??????????????????

A manhã desta terça-feira (19) foi voltada para a atenção à saúde masculina. Para celebrar o Dia Internacional do Homem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou tendas de serviço em nove pontos de táxi de João Pessoa. As equipes da SMS atenderam no período das 8h às 12h, dentro da programação do “Novembro Azul”.

Nesses locais, os homens tiveram acesso a testes de glicemia, verificação de pressão arterial, avaliação e orientação postural, teste rápido de sífilis e hepatites virais e, por fim, ginástica laboral com as equipes do Projeto João Pessoa Vida Saudável. “Esse é um público específico, formado majoritariamente por homens, e que está participando ativamente dessa campanha. No entanto, qualquer pessoa pode ser atendida nas tendas que montamos”, disse o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Para estimular os homens a cuidarem mais da própria saúde, a SMS disponibilizou, para este “Novembro Azul”, cinco mil testes de anfigênio prostático específico (PSA), para o diagnóstico do câncer de próstata, e mil consultas em urologia. “Eu agora vou me cuidar melhor, pois nem me lembro quando fui ao médico pela última vez. Com essa ação da prefeitura a gente fica mais estimulado”, disse o motorista Luiz Carlos de Araújo, 53, que aproveitou a passagem pelo Centro e procurou atendimento no Ponto de Cem Réis.

Nas tendas montadas nos pontos de táxi, os homens tiveram acesso a serviços de medição da pressão arterial e teste de glicemia, avaliação e orientação postural, teste rápido de hepatites virais e sífilis e ginástica laboral. As tendas foram montadas na Avenida Epitácio Pessoa (próximo ao Tambaú Flat); Avenida Rui Carneiro (ao lado da PBTur); Praça da Paz (Bancários); Lagoa do Parque Solon de Lucena; Ponto de Cem Réis; Terminal Rodoviário; Mercado Público de Mangabeira; Mercado Público de Valentina; e Mercado Público de Cruz das Armas.

Dia do Homem – A criação do Dia Internacional do Homem tem o objetivo de melhorar a saúde dos homens, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos dos homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, nas famílias e no casamento, e na criação dos filhos.

Programação do “Novembro Azul”
Domingo, 24

Pedalada Azul
7h
Lagoa do Parque Solon de Lucena (Centro)

Segunda-feira, 25

Dia do Taxista
8h às 12h
Sindicato dos Taxistas
Sindicato dos Motoristas de Ônibus

Nesses locais, haverá:
. Medição da pressão arterial e teste de glicemia
. Ginástica laboral
. Orientação postural
. Teste rápido de hepatites virais e sífilis
. Vacinação

Fonte: Assessoria

Notícias