Notícias

Nova diretoria do Sebrae Paraíba é eleita

Atualizado em: 29/11/2014

diretoria sebrae

A nova diretoria executiva do Sebrae Paraíba foi eleita na manhã desta sexta-feira (28) pelo Conselho Deliberativo Estadual (CDE) da instituição. O engenheiro Walter Aguiar assume a superintendência, o economista Luiz Alberto Amorim fica à frente da diretoria técnica e o advogado João Monteiro da Franca Neto responderá pela diretoria administrativa-financeira. A presidência do CDE será ocupada pelo presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha. A nova diretoria toma posse no dia 2 de janeiro, no auditório do Sebrae, em João Pessoa.
diretoria sebrae1

Aprovada por unanimidade entre os 13 membros do conselho que representam órgãos federais, estaduais e federações, os novos diretores foram eleitos para o quadriênio 2015/2018. Todos os presentes destacaram a tranquilidade da condução do pleito e ressaltaram o trabalho realizado pela atual diretoria, formada por Luiz Alberto Amorim (superintendente), Ricardo Madruga (diretor administrativo-financeiro) e João Alberto Miranda (diretor técnico), e pelo presidente, por oito anos, do Conselho Deliberativo, Mário Borba, além de referências a Júlio Rafael, ex-superintendente, que faleceu ano passado.

Eleito presidente do CDE, Francisco Buega Gadelha, afirma que é uma grande honra presidir o conselho estadual do Sebrae e, em conjunto, com demais membros e da nova diretoria contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado com o fomento das micro e pequenas empresas. “A Paraíba vive um excelente momento da sua história. No setor da indústria, de janeiro a outubro deste ano, o nosso estado registrou o maior crescimento do país de massa salarial, com o índice de 18,7%. No comércio, é terceiro maior em crescimento no consumo. Este bom momento é favorável também para pequenos negócios, os que mais geram emprego e renda no nosso Estado”, destacou.

Mário Borba, após oito anos dirigindo o Conselho, agradeceu pelo apoio depositado por todo este período e se colocou à disposição para continuar fazendo com que a Paraíba ocupe um lugar de destaque no desenvolvimento do país.

Para o novo superintendente, Walter Aguiar, o Sebrae tem um papel extremamente importante para o desenvolvimento da Paraíba. “Coloco-me à disposição desta instituição para implantar uma gestão participativa, respeitando as diretrizes do Conselho. Queremos iniciar um período bastante agregador, aberto às parcerias em todos os níveis, somando a inteligência da UFPB, a força do sistema financeiro, da Sudene e das federações empresariais”, ressaltou.

Metas do Sebrae para o próximo ano
Para o ano de 2015, de acordo com dados do Plano Plurianual do Sebrae Paraíba, a expectativa é que sejam atendidas cerca de 30 mil pequenos negócios ao longo ano. Só de microempreendedores individuais (MEI), a categoria que mais cresce no Estado, projeta-se quase 18 mil atendimentos. Outra importante meta para o próximo ano é contribuir para implementação da Lei da Micro e Pequenas Empresas em 80 cidades.

Atualmente, são cerca de 150 projetos com a missão promover a competividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia do Estado. Ainda em 2015, será aberto um ponto de atendimento no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, além de uma agência em Itaporanga e outra em Santa Rita.

O papel do Conselho Deliberativo
O Conselho Deliberativo Nacional é o órgão colegiado de direção superior do Sebrae, que detém o poder originário e soberano da entidade e funciona como sua assembleia geral; cabendo-lhe a responsabilidade de gerir os recursos financeiros, decidir sobre políticas, diretrizes e prioridades na aplicação destes recursos e promover ações de orientação e fiscalização das diversas ações da Instituição, tudo em conformidade com as normas aplicáveis, em especial com o Estatuto Social do Sebrae.

O Colegiado é composto por 13 Conselheiros titulares e respectivos suplentes, representantes das Entidades Associadas do Sebrae, pertencentes aos segmentos público e privado, que discutem e deliberam, em reuniões mensais, sobre as matérias submetidas e acolhidas para apreciação, com o propósito de estimular e desenvolver o microempreendedor individual e as micro e pequenas empresas brasileiras.

Na Paraíba, o CDE é composto por representantes da Fecomércio, FIEP, Federação da Microempresa, da Agricultura e Pecuária, das Associações Comerciais, UFPB, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Adene, Secretaria da Indústria e Comércio, Fapesq e Sebrae Nacional.

CURRÍCULOS

Walter Aguiar
Natural de Itabaiana, formado em Engenharia pela UFPB e pós-graduado em Relações Internacionais pela UNB. Trabalhou nas Construtoras João Fortes Engenharia e Hochtief do Brasil, em São Paulo; Bandeira de Melo, em Fortaleza-CE; e Construtora Nacional, em Salvador-BA. Já exerceu o cargo de Secretário Adjunto de Abastecimento da cidade de São Paulo (Governo Luíza Erundina -1989-2002); de assessor Especial do prefeito de Santos (2003); foi secretário de Planejamento e Meio Ambiente da cidade de São José dos Campos; chefe de gabinete da Prefeitura de Campina Grande (jan 2003/julho 2003). O engenheiro também foi diretor do Programa Fome Zero da Secretaria Especial da Presidência da República de Combate à Fome (2003); assessor Especial da Presidência da República (2004); consultor Especial da Presidência da Caixa –DF ( 2004/2006) e assessor da governadora Wilma de Farias (RN), na coordenação da relação do governo estadual com o governo federal em Brasília (2009-2010); Secretário de Estado do Governo da Paraíba (2011).

Luiz Alberto Amorim é economista, pós-graduado em Consultoria Sudene/Cebrae, e atuou como Diretor Técnico Sebrae Alagoas, no período de agosto de 1989 a Julho de 1999, em Maceió (AL); foi gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial, no Sebrae/PB, período de 1999 a 2006; atuou na estruturação de programas voltados para o desenvolvimento do Turismo no espaço microrregional no estado da Paraíba originando os projetos Roteiros do Brejo, caminhos dos engenhos, caminhos do Padre Ibiapina. Do mesmo modo surgiram projetos do turismo históricos e culturais do Cariri e projeto de roteiro turístico no Seridó e Curimataú. Em João Pessoa e Campina Grande originou o Projeto de Turismo de Eventos; de janeiro de 2007 a dezembro de 2010, assumiu a diretoria de Administração e Finanças do Sebrae/PB; de janeiro de 2011 a junho de 2013, assumiu a diretoria técnica do Sebrae/PB; desde abril, 2013 assumiu o cargo de diretor regional titular da ABASE/ Região Nordeste, com mandato até 31 de março de 2015; Em junho de 2013, assumiu a superintendência do Sebrae/PB.

João Monteiro da Franca Neto já foi deputado estadual, Secretário Chefe da Casa Civil da Prefeitura Municipal de João Pessoa, presidente da EMPASA (Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas), presidente do Conselho Fiscal da ABRACEN – (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), secretário Adjunto da Ciência e Tecnologia da Prefeitura de João Pessoa-PB, presidente da EMPASA (Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas), presidente da Junta Comercial da Paraíba (JUCEP) e atualmente exerce o cargo de Vogal da Junta Comercial representando o Governo Federal.

Francisco Gadelha é o 5° presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba- FIEP. Francisco Gadelha assumiu a presidência da FIEP no dia 25 de setembro de 1995 sucedendo a Agostinho Velloso. Atualmente também ocupa o cargo de diretor financeiro da Confederação Nacional da Indústria – CNI. É membro efetivo do Conselho da SUDENE/PB e Conselho de Desenvolvimento do Estado da Paraíba. É Engenheiro Civil, com especialidade em transportes, títulos conquistados na Universidade Federal de Pernambuco. O industrial preside a Refinaria de Óleos Vegetais S/A, instalada em Campina Grande, a mais antiga indústria da cidade.

Fonte: UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

Notícias