Notícias

Morre o músico Lou Reed, ícone do rock

Atualizado em: 28/10/2013

lou_brigde2

Morreu hoje (27), aos 71 anos, o músico norte-americano Lou Reed.  Ele foi o líder da banda The Velvet Underground, grupo de rock vanguardista que surgiu no fim da década de 60. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas o músico tinha se submetido a um transplante de fígado em maio deste ano. A notícia foi publicada pela revista norte-americana Rolling Stone, além dos veículos britânicos The Guardian e BBC. 

Biografia

Reed nasceu em março de 1942, em Nova York, mas cresceu em Long Island. Aprendeu a tocar guitarra ouvindo o rádio e teve uma adolescência conturbada por causa de sua orientação sexual. Lou era bissexual e foi submetido a tratamentos traumáticos por causa disso. Estudou jornalismo, cinema e artes cênicas.

Em 1964 começou a trabalhar como compositor para a gravadora Pickwick Records.  Lá iniciou uma parceria com John Cale que deu origem posteriormente à Velvet Underground. Nos anos 70 Lou Reed lançou sua carreira solo e seguiu trabalhando até a década de 2010. Reed é o autor de clássicos do rock como "Walk on the wild side", "Pale blue eyes", "Sweet Jane" e "Satellite Love".

Seus últimos trabalhos foram colaborativos, feitos com grandes nomes da música. O álbum Lulu, com o Metallica, foi lançado em 2011. Em 2012, a banda de indie rock canadense Metric lançou The Wanderlust, que também tem a participação do ex-líder do The Velvet Underground.

Lou Reed também se dedicou à fotografia e, em 2010, apresentou alguns de seus cliques no Centro de Congressos do Estoril, em Portugal.
Direitos autorais: Creative Commons – CC BY 3.0
 

Fonte: EBC

Notícias