Notícias

Morre aos 83 anos no Rio a escritora e feminista Rose Marie Muraro

Atualizado em: 21/06/2014

rose1

rose

Morreu neste sábado (21), no Rio de Janeiro, a escritora e feminista Rose Marie Muraro, aos 83 anos. De acordo com a filha, Tonia Muraro, ela tinha câncer na medula óssea há 10 anos e, desde o dia 15 de junho, estava internada no CTI do Hospital São Lucas, em Copacabana. Ela teve complicações após um tratamento de quimioterapia.

Rose Marie Muraro foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil entre a década de 70 e 80. Ela é autora de mais de 40 livros e também atuou como editora em 1600 títulos, quando foi diretora da Editora Vozes, ao lado do teólogo e escritor Leonardo Boff. Os dois trabalharam juntos por 17 anos. Em 2009, ela inaugurou Instituto Cultural Rose Marie Muraro continuava trabalhando até a piora do estado de saúde.

O velório da escritora está marcado para às 8h deste domingo (22), no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. O corpo será cremado às 16h em uma cerimônia para a família.

Emocionada, a filha da escritora disse que a mãe tinha o sonho de construir um mundo mais solidário e lutou por isso. “A partir dos seus livros, muitos deles com Leonardo Boff, ela ofereceu essa condições mas a gente ainda tem uma grande luta pela frente”, disse. Rose Marie tinha cinco filhos, 12 netos e quatro bisnetos.

Fonte:gazetaweb.globo.com

Notícias