Notícias

Júpiter e Vênus podem ser observados da Estação Cabo Branco

Atualizado em: 20/12/2013

jupter e venus

Os planetas Júpiter e Vênus poderão ser observados, neste domingo (22), dos telescópios e lunetas posicionados na Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A sessão acontece no Terraço Panorâmico, das 19h às 20h30, com o acompanhamento do astrônomo Marcos Jerônimo, contanto que o tempo esteja aberto.

Júpiter, o senhor da galáxia – Júpiter, o gigante gasoso do Sistema Solar, é tão grande que dentro dele caberiam 1.300 planetas Terra. Há um furacão em atividade nele 2,5 vezes maior do que nós há mais de 400 anos, responsável pelo aspecto de mancha vermelha em sua superfície, que pode ser vista por telescópio.

De alguns locais da Terra é possível ouvir ruídos de seu campo magnético apenas com um rádio, em um lugar sem interferência, tamanha a sua força (há registros de captação de sons em estradas de cidadezinhas de interior por frequências AM, no período da madrugada).

O planeta também possui anéis, só que ao contrário dos de Saturno, feitos de gelo, os de Júpiter são de partículas de poeira, só podendo ser fotografadas por radiotelescópios ou sondas.

Vênus, a Estrela Dalva – Vênus é o segundo lugar entre os planetas a partir do Sol e o mais próximo da Terra. O nome vem da deusa romana. O planeta possui grande semelhança com a Terra: ambos são do tipo terrestre e semelhantes quanto ao tamanho, massa e composição.

Vênus é um dos astros mais reluzentes, superado pela Lua. É a luz refletida que dá ao planeta a alcunha de Estrela Dalva. No decorrer de muito tempo, imaginava-se que Terra e Vênus eram planetas gêmeos, embora as particularidades comuns se restrinjam somente aos aspectos referentes ao tamanho e massa, já que em condições favoráveis de formação e proliferação de vidas são totalmente distintos.

Outro aspecto distintivo é a atmosfera de Vênus, constituída em grande parte de gás carbônico, ocasionando um profundo efeito estufa que coloca o planeta como o mais quente entre todos. Outra curiosidade particular de Vênus é em relação aos movimentos de rotação e translação: um dia lá dura mais que um ano.

Serviço
Observação de Júpiter e Vênus
Data: domingo (22)
Horário: das 19h às 20h30.
Local: Terraço da Torre Mirante da Estação Cabo Branco
Informações: 3214-8270/8303
Contato: Marcos Jerônimo, astrônomo (8718-7667)
Sessão gratuita

Fonte: Assessoria

 

Notícias