Notícias

João Pessoa sedia 8ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Atualizado em: 17/12/2013

filme

A cidade de João Pessoa foi contemplada, através da TV Cidade e da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, dentro da programação da 8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento acontece nesta sexta-feira (20), quando serão exibidos os filmes “Qui-Lombo é esse?” e “Kátia” no auditório da Estação Cabo Branco, no Altiplano, a partir das 18h30.

Porém, já nesta quarta (18), a TV Cidade João Pessoa (Canal 8 da NET) passa a exibir diariamente o filme “Doméstica”. O público pode conferir o filme nos horários das 6h, 10h, 14h, 18h e 22h, até o dia 29 de dezembro.

A coordenadora da TV Cidade, Zezé Béchade, explica que a Mostra é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e que tem o papel de disseminar e fortalecer a cultura de Direitos Humanos no Brasil, além de marcar o mês de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que acontece no dia 10 de dezembro.

“É a primeira vez que uma TV da Paraíba é contemplada para exibir os filmes da Mostra Cinema e Direitos Humanos. Com isso, a Prefeitura de João Pessoa dá um passo importante na disseminação e no fortalecimento da educação e da cultura em Direitos Humanos na cidade. A TV Cidade JP exerce sua missão de difundir conteúdos fundamentados nos valores e na defesa dos Direitos Humanos, contribuindo assim, para a formação crítica das pessoas e no fortalecimento de uma cultura de paz e não violência”, enfatizou Zezé Béchade.

A Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, vinculada ao Ministério da Cultura, e patrocínio da Petrobrás. A Mostra é dedicada a obras realizadas em países da América do Sul que tratem de temáticas relativas aos Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças e adolescentes; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; combate à tortura; democracia e Direitos Humanos; situação prisional, entre outros.

Filmes –

Caixa d’água: Qui-lombo é esse? Brasil, 2012, 15minutos, doc, de Everlane Moraes.
O documentário relata, através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas, localizado em Aracaju, capital de Sergipe. A ênfase é dada à cultura negra e a presença do negro escravo e seus descendentes, com o resgate de assuntos relacionados à sua origem.

Kátia – Brasil, 2012, 74minutos, doc., de Karla Holanda.
O documentário conta a história da primeira transexual eleita a um cargo político no Brasil. Além de mostrar como José se transformou em Kátia Taperty, o filme apresenta a trajetória política da travesti piauiense que lidou com o preconceito do pai na infância, mas hoje é respeitada entre seus conterrâneos. Foi vereadora por três vezes consecutivas e chegou a ser vice-prefeita da cidade de colônia do Piauí, entre 2004 e 2008.

Fonte: Assessoria

 

Notícias