Notícias

João Pessoa encanta participantes do Long Distance Paraíba

Atualizado em: 12/11/2013

Ariane

No último sábado (9), João Pessoa sediou o Triathlon Longa Distância da Paraíba, prova válida pela etapa final do Campeonato Brasileiro de Longa Distância de 2013. O cenário da disputa não poderia ser melhor, a Praia do Cabo Branco, uma das mais belas do litoral nordestino.

Tudo foi perfeito segundo depoimentos de atletas, organizadores e público que estiveram envolvidos no evento. Em uma tarde onde a natureza presenteou a todos com um maravilhoso arco-íris e um pôr-do-sol perfeito e inesquecível.

Foi neste cenário deslumbrante que os atletas se submeteram a prova mais esperada do triathlon nacional, uma prova que previa 3km de natação, 80km de ciclismo e 20km de corrida. Também foi oferecida uma palestra sobre o tema: “Principais diferenças entre o treinamento dos profissionais e amadores”, além de um caprichado jantar de massas, num dos melhores restaurantes da cidade.

A Federação de Triathlon da Paraíba (Fetrip) e a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), organizadores do evento, tiveram um cuidado especial com os horários, extraindo das potencialidades naturais da cidade o máximo de conforto ao atletas. A largada foi as 13h quando as águas mornas convidavam ao mergulho, depois foram  80 km de ciclismo em vias com trânsito fechado e brisa agradável, e por fim, 20 km de corrida em pleno fim de tarde, sob o por do sol mais famoso do país. Não tinha como ter outro resultado, João Pessoa encantou e os atletas não pouparam elogios ao evento.

Somadas ao horário e condições de prova, do tempo e do mar, boas surpresas foram preparadas pela organização. E esses  detalhes que marcaram esta prova como única. O percurso de natação estava delimitado por 6 boias, lembrando o formato de uma árvore de natal, onde o caule desta árvore era a entrada e saída do mar; a saída do mar bem próxima à área de transição, deu mais agilidade a prova; as bikes foram dispostas numa única linha de cavaletes facilitaram o percurso a ser percorrido pelos atletas; o tapete azul da área de transição ajudou a tirar a areia que fica nos pés na saída da praia; o público bem ao lado dos atletas tanto na área de transição quanto em alguns pontos da corrida, participaram e motivaram os atletas com palmas e gritos; e como grand finale um belíssimo pórtico de chegada bem iluminado, bem decorado e com um cronômetro digital que permitiu o público acompanhar o tempo de prova de cada atleta.

Estávamos no pórtico de chegada e nos chamou a atenção a expressão de satisfação dos atletas que, após realizarem mais de 4h de prova chegavam sorrindo, satisfeitos e não poupando elogios, nos passando claramente a sensação de que foi uma prova maravilhosa.

O tri atleta Jaques, do Espírito Santo afirma que a melhor prova é aqui em João Pessoa! p>


Para o atleta Elano Ribeiro, só há o que parabenizar. Segundo ele "a recepção da medalha, seguida de alimentação com frutas e hidratação, acompanhada de massagens, não deixava nada a desejar em relação às grandes provas realizadas aqui no Brasil. O check-out das bicicletas foi todo orientado pelos staffs e não tive notícia de problemas"… "Teria ficado extremamente arrependido se não tivesse corrido esta maravilhosa prova. A organização surpreendeu e ofereceu uma estrutura invejável, com uma área de transição rápida e em local de fácil acesso.A qualidade de vida da cidade impressionou." disse 

Márcio Córdula, presidente da Fetrip, estava muito satisfeito com a estrutura e organização do evento. Cerca de 200 atletas participando e nenhum incidente. falando sobre a participação feminina neste tipo de prova disse que o número de inscritas cresce a cada ano e que, apesar de ser uma prova muito pesada do ponto de vista do condicionamento físico, as mulheres estão se interessando cada vez mais e fazendo bonito na modalidade. Tambem afirmou que já está organizando a prova do ano que vem e espera consolidade esta prova no calendário anual do triathlon brasileiro.

Para Denise Wolf, da DW Eventos, empresa paraibana que organizou o evento, o sucesso alcançado pelo Brasileiro de Triathlon em abril deste ano, fez com que a FeTrip e CBTri escolhessem novamente João Pessoa para sediar o Long Distance Paraíba. "E parece que a natureza agradeceu, tivemos um dia incrível, com sol forte somente no momento da natação, com ventos favoráveis e com um magnífico arco-íris no final da tarde", disse Denise.

Confira abaixo o resultado da prova, e maiores detalhes pelos próprios atletas em: Mundo Tri e Papo de Esteira

Denise Lemos para o Portal Mulher de Fato
 

Notícias