Notícias

Instituto Alpargatas comemora 10 anos

Atualizado em: 11/11/2013

alpargatas

A belíssima Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes em João Pessoa (PB) foi o cenário escolhido pelo Instituto Alpargatas para a realização do "Seminário Nacional de Educação pelo Esporte", como parte da programação de comemoração dos 10 anos do Instituto.

O seminário, promovido anualmente, nesta edição comemorativa reunirá mais de 600 educadores de 291 escolas públicas da Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais.  

Dentre os 146 projetos inscritos, 60 trabalhos finalistas de professores e gestores do Prêmio Topper de Educação estarão expostos no Seminário e os vencedores receberão um tablet.

Na programação mesa redonda com a presença dos pedagogos Prof. Alfredo Carlos Gomes da Costa e Prof. Walkiria Rigalon, que vão debater o tema “A qualidade da educação para uma educação de qualidade. Além de apresentações culturais, lançamento do livro “Adolescentes em Ação!”de Alfredo Carlos da Costa.

A premiação Topper de Educação 2013 também faz parte da programação, uma iniciativa inovadora do Instituto Alpargatas de valorização e fortalecimento da Educação Física nas escolas públicas, que visa aprimorar a qualidade do ensino a partir da prática esportiva qualificada.

No belíssimo convite recebido, o sr. Berivaldo Araújo, Diretor Executivo do IA, escreve:

"Há 10 anos o Instituto Alpargatas – IA vem propondo uma construção coletiva que visa fortalecer políticas públicas para a educação por meio do esporte e da cultura.

No intuito de avançar contribuindo para uma educação de qualidade, dirigimos nosso olhar para perspectiva diferenciadas tentanto sempre enxergar novoso horizontes, metas e sonhos. O desafio sempre foi não estabelecer limites e não se conformar com metas já alcançadas. Com passos seguros enfrentamos novos desafios, trabalhando duro e com muita disciplina para que novos sonhos se tronem realidade. Este tem sido um exercício constante dentro do Instituto Alpargatas.

Alcançamos vários resultados significativos para a educação e nossos alunos. A transmissão de valores esportivos que constroem e fortalecem a cidadania, intrinsicamente às atividades das aulas é um dos diferenciais da metodologia do IA. A interdisciplinariedade é trabalhada em consonância com os valores em todo processo. Cooperação, responsabilidade, respeito e protagonismo, além dos valores transversais de auto-estima e superação. Juntos, numa pedagogia criativa e inovadora, investindo principalmente na formação continuada, vislumbramos um sonho que se tornou possível: a melhoria qualidade da educação pública e consequentemente a melhoria do desempenho escolar dos alunos.

O IA formaliza sua atuação sustentável nessa década, propondo reescrever um processo pedagógico inclusivo, que contempla diversidade e principalmente, que preza e aplica qualidade em todas as suas experiências.

Na medida em que o desafio da qualidade passa a ocupar espaço crescente no debate público sobre a educação no Brasil, torna-se importante investigar experiências que tragam propostas concretas e aprendizados sobre como superar os problemas institucionais da educação.

Assim deixamos claro que, nossas estratégias e ações podem servir de inspiração para gestores, educadores, empresários e políticos brasileiros interessados em melhorar a qualidade da educação para uma educção de qualidade."

O Instituto Alpargatas nasceu em janeiro de 2003 para ser o braço de responsabilidade social corporativa da empresa. Seu objetivo é promover a melhoria da política pública educacional das redes municipal e estadual, aprimorando a qualidade do ensino por meio do esporte e da cultura com projetos de ação na escola e pós-escola.

Notícias