Notícias

Inova Gastronomia realiza Festival de Novos Talentos

Atualizado em: 24/10/2013

Desafio entre jovens da Escola Senac de Gastronomia acontece logo mais à 16h. Evento ainda promove palestras, oficinas e aulas shows ao longo do dia

Jovens aprendizes da Escola Senac de Gastronomia e Hotelaria participam, nesta quinta-feira, às 16h, do Festival de Novos Talentos, promovido pelo Inova Gastronomia Paraibana. Durante uma hora, eles terão que produzir pratos que unam criatividade, sabor e boa apresentação para serem avaliados por corpo de jurados formado por três chefs renomados.

De acordo com a gerente da Escola Senac de Gastronomia, Angeline Leitão, o Festival de Novos Talentos é uma excelente oportunidade para que jovens com idades entre 18 e 21 anos possam expressar suas habilidades e competências. Esta é a primeira versão do Festival que deverá ser ampliada para reunir alunos de outras instituições e amantes da gastronomia.

“Resolvemos aproveitar o Inova Gastronomia Paraibana para lançar este projeto piloto. Optamos por alunos mais jovens que estão ainda estudando ou começando suas atividades no mercado de trabalho. Eles irão produzir os pratos na frente dos jurados, como acontece nas aulas shows”, explicou.  Após serem avaliados pelo corpo de jurados, os primeiros lugares (1º, 2º e 3º) receberão uma premiação simbólica.

Além do Festival de Novos Talentos, o terceiro dia do Inova Gastronomia Paraibana vai discutir, à tarde, importantes temas para o setor durante o Fórum Paraibano de Gastronomia, como “Gastronomia Responsável”, com o premiado chef paranaense Celso Freire, que é o curador do movimento Gastronomia Responsável criada em 2010 pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. O projeto tem como filosofia a elaboração de pratos responsáveis, que utilizem os quatro princípios que norteiam o movimento: uso de ingredientes orgânicos, não utilização de espécies ameaçadas de extinção, uso de produtos de fornecedores locais para evitar emissão de gases do efeito estufa no transporte e utilização integral de alimentos para evitar o desperdício.

Em seguida, a nutricionista paulista e especialista em Gestão de Negócios de Alimentação pelo Senac, Adriana Furquim vai discutir o tema “Como pensar e planejar estrategicamente, com foco num crescimento sustentável e na busca por soluções para a crise de mão de obra no food-service.”

Oficinas
Na manhã desta quinta-feira (23), serão realizadas oito oficinas de gastronomia a partir das 8h30: O sertão e o Saara: camarão e falafel de feijão verde sobre tabule de maxixe (Chef Ivan Achcar/SP), Gastronomia fusionada na Paraíba (Chef Walter Ulysses/PB), Expressando minhas raízes através de um olhar na Paraíba (Chef Manuela Buffara/PR), Inovação na elaboração de drinks (Ronnie Oliveira/PB), Queijos e seus diversos usos na gastronomia (Vitoria Barros/PE), Cozinhando com frutas (chef Mônica Rangel/RJ), Doces memórias dos engenhos (Chef Ana Cloris/ PB) e Arroz de forno para Anayde Beiriz (Chef Carlos Ribeiro/SP/PB).

À tarde, a partir das 17, tem início as aulas shows : Arroz e feijão do mar ao sertão (Chef Ivan Achcar/SP) e A cozinha autoral da Manu (chef Manuela Buffara/ PR).  Durante as aulas-shows, os participantes acompanharão de perto o preparo de pratos com produtos da terra. Os interessados nas aulas devem levar um quilo de alimento não perecível para doação. As inscrições já estão abertas no site www.inovagastronomia.com.br.

Petiscos e Cachaça no Vila Cariri
Nesta quinta-feira (23), o restaurante Vila Cariri vai abrir suas portas para receber o evento Petiscos e Cachaça do Inova Gastronomia.  Os chefs Kátia Barbosa  (RJ/PB) e César Santos (PE) serão responsáveis pelo cardápio que terá receitas harmonizadas com cachaça. A Noite da Cachaça e Caldinhos começa a partir das 19h30. Para participar, é preciso se inscrever no site do Inova Gastronomia (www.inovagastronomia.com.br) e pagar a taxa de R$ 30.  O restaurante Vila Cariri está localizado no Bairro de Manaíra e oferece aos seus clientes um cardápio tipicamente paraibano e cachaças produzidas em várias regiões do país em um espaço inspirado na arquitetura da casas da região do Cariri.

Inova Gastronomia Paraibana 2013
22 a 25 de outubro
Sesc Praia – Cabo Branco
Programação e inscrições: www.inovagastronomia.com.br

Fonte: Assessoria SEBRAE/PB

Notícias