Notícias

França dá bolsas de pós-graduação a estudantes da América Latina

Atualizado em: 10/02/2017

besancon-346570_1920

Uma das universidades mais antigas da França está oferecendo bolsas de estudos de pós-graduação, para estudantes latino-americanos que buscam programas de mestrado e doutorado.

O incentivo é da Université de Franche-Comté, fundada em 1423 e situada na cidade de Besançon, na região leste da França, não muito longe da fronteira com a Suíça.

O processo seletivo admite exclusivamente candidatos de nacionalidade latino-americana (América do Sul, América Central e Caribe), cuja língua materna seja português ou espanhol, além de haitianos. É preciso residir no país de origem e ter menos de 35 anos, no caso do mestrado. Não há limite de idade para o doutorado.

Os programas de pós-graduação têm duração de um ano: vão de julho de 2017 a junho de 2018. A lista de formações disponíveis está no site da instituição e inclui temas de humanas, exatas e biológicas.

Os dossiês de candidatura devem ser enviados à universidade até 17 de fevereiro de 2017. Os resultados saem em abril.

Segundo o site oficial da Campus France, os benefícios incluem as taxas de inscrição da universidade, um quarto individual na residência universitária, duas refeições por dia no restaurante universitário, a assinatura do serviço de internet durante um ano e um curso intensivo de francês durante dois meses no Centre de Linguistique Appliquée (CLA) da Université de Franche-Comté.

O total da bolsa de pós-graduação equivale a 7.028 euros. Essa quantia não é entregue diretamente ao estudante: a universidade faz o pagamento das prestações às administrações responsáveis por cada benefício.

Para mais detalhes sobre a bolsa e os procedimentos de candidatura, confira o site da universidade.

Fonte: EXAME.com

Notícias