Notícias

Fabricante de ecobags é exemplo de gestão feminina e eficiente

Atualizado em: 19/09/2013

luci

 Uma pesquisa revela que as mulheres comandam quase metade dos novos negócios no Brasil. O dado é de uma pesquisa nacional divulgada pelo Sebrae. O estudo também aponta que nas regiões Sul e Nordeste, o percentual ainda é maior: 52% dos negócios recentes são comandados pelo sexo feminino.

Em São Paulo, a empresária Lucineide do Nascimento é um exemplo da competência feminina na gestão do negócio. Nascida em Natal, capital do Rio Grande do Norte, ela foi empregada doméstica antes de montar uma fábrica de sacolas ecológicas, na Zona Sul da capital paulista, em 2007. Os principais compradores do produto são empresas que encomendam brindes personalizados.

As ecobags são feitas de algodão cru por quatro funcionárias. A produção média é de 10 mil itens por mês e o faturamento mensal chega a R$ 76 mil. As sacolas são práticas e fáceis de carregar e guardar. A empresária aposta agora em produtos feitos com garrafas pet. Já comercializa bolsas e pretende fabricar camisetas.

Com o apoio do Sebrae, a empresária também descobriu como colocar em dia as finanças da empresa. Ela aprendeu a separar a pessoa física da jurídica após uma oficina sobre fluxo de caixa.

Lucineide Nascimento comemora as vendas das sacolas ecológicas para lojas de roupas, negocia com grandes empresas e já começou a produção de artigos com o tema da Copa do Mundo da FIFA 2014. Ela estará no Pequenas Empresas Grandes Negócios deste domingo (8), às 7h30, na TV Globo. O programa será reprisado às 9h05 na Globo News e volta ao ar na segunda-feira (2), às 16h30, e na terça-feira (3), às 6h e às 13h.

Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Notícias