Notícias

Empreender Mulher é fonte de renda alternativa para produtoras da região de Monteiro

Atualizado em: 19/03/2012

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh)  e do Empreender PB, realiza, nesta terça-feira (20), o seminário “Empreender Mulher como alternativa de promoção da autonomia de mulheres produtoras”.  O evento começa a partir das 9h, no auditório do Campus VI da UEPB, em Monteiro, Cariri paraibano.

O evento tem o objetivo de divulgar a recém-lançada linha de crédito do Governo Estadual, criada para incentivar, por meio de recursos financeiros, a geração de emprego e renda entre empreendedoras populares paraibanas, a partir da construção de negócios pautados na sustentabilidade. O seminário será realizado em parceria com o Sebrae, o Cunhã Coletivo Feminista e o Centro da Mulher 8 de março. O público-alvo das atividades são gestores municipais, estaduais e federais; articuladores de territórios da cidadania; mulheres produtoras; organizações, associações e cooperativas de mulheres; sindicatos rurais e organismos de políticas para as mulheres.

A iniciativa é uma política pública   que visa incentivar a autonomia econômica das mulheres para a promoção da igualdade de gênero, uma vez que as mulheres tem menos acesso ao mercado formal e ainda ganham salários menores do que os homens para funções iguais. “Essas iniciativas precisam ser apoiadas por meio de linhas de crédito, qualificação e incentivo à comercialização, uma vez que elas tendem a buscar alternativas de sustento para si e para a família no mercado informal, com a produção de artesanato e comida ou nos serviços domésticos”, destaca a secretária executiva da Semdh, Gilberta Soares.

Empreender Mulher – A linha de crédito voltada à autonomia econômica das mulheres foi lançada pelo Governo do Estado durante a III Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, em outubro do ano, e teve as operações financeiras iniciadas no último dia 12, como parte da programação pelo Dia Internacional da Mulher. O evento contou com a presença do Governador Ricardo Coutinho e da ministra da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci.

A Semdh é responsável pela triagem das mulheres beneficiadas. O público-alvo do programa são mulheres em situação de violência atendidas pela Rede de Atenção; mulheres em situação de vulnerabilidade social, organizadas em grupos, associações e cooperativas; e mulheres que busquem a linha de crédito individualmente. Os critérios para acesso ao crédito são: ser maior de 18 anos; ter residência e domicílio na Paraíba há, pelo menos, seis meses; fazer parte de cooperativa ou associação de produção com cadastro na Receita Federal; e ser referendado pela Semdh ou por organizações parceiras.

As interessadas podem se inscrever pessoalmente ou pelos Correios, enviando a documentação para a Semdh: Av. Epitácio Pessoa, nº 1457, 2º andar, Bairro dos Estados – CEP 58030-001, João Pessoa/PB. O telefone para mais informações é o 3218-7298. Os formulários podem ser acessados pelo site www.empreender.pb.gov.br.

Secom

Notícias