Notícias

Documentário “O Renascimento do Parto” estreia em João Pessoa

Atualizado em: 21/08/2013

document%C3%A1rio_2

O Renascimento do Parto, documentário de Eduardo Chauvet e Érica de Paula, estreia dia 23 de agosto em  João Pessoa, no Cinespaço Mag Shopping. O longa propõe uma discutir sobre o modelo obstétrico atual, principalmente o brasileiro.

O documentário teve parte da sua distribuição financiada pelos próprios espectadores. O filme é o recordista de arrecadação por meio de crowdfunding no Brasil. Neste tipo de financiamento os próprios espectadores ajudam a financiar um determinado projeto através de doações. É o caso da professora Geovana Vargas, que estará na pré-estreia com o marido e a filha pequena.

Sobre o filme

Muito esperado por vários grupos que militam pelo parto natural, o filme retrata a grave realidade obstétrica mundial e, sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias conseqüências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras. Através dos relatos de alguns dos maiores especialistas na área e das mais recentes descobertas científicas, questiona-se o modelo obstétrico atual, promove-se uma reflexão acerca do novo paradigma do século XXI e sobre o futuro de uma civilização nascida sem os chamados "hormônios do amor", liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto.

Depois de passar pelos cinemas de Belo Horizonte João Pessoa e Salvador o filme vai entrar em cartaz nos cinemas de outras capitais brasileiras, e, em setembro, participa do 6° Los Angeles Brazilian Film Festival,  DocBrazil Festival China 2013 e do VI Festival de Cinema Latino-americano e Caribenho de Margarita. O longa contou com a pesquisa, roteiro e produção de Érica de Paula, que é formada em psicologia pela Universidade de Brasília, tem formação em Medicina Tradicional Chinesa, é professora de acupuntura aplicada à ginecologia e doula, profissional que acompanha o perinatal dando apoio emocional e físico à mulher em trabalho de parto.

O Renascimento do Parto arrecadou R$ 142.351,00 por meio de crowdfunding, um recorde no Brasil. Essa arrecadação viabiliza o lançamento do documentário nos cinemas. O filme entrará em cartaz em cerca de 20 cidades, ainda no mês de agosto.

Eduardo Chauvet é bacharel em Comunicação com especialização em produção audiovisual pela Temple University, Philadelphia, EUA e  MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Nos Estados Unidos, produziu e dirigiu vídeos para a Temple University e trabalhou no longa-metragem Edge City. Atuou como Diretor de Imagens na TV Globo Brasília; Co-diretor e montador do curta-metragem Carpe Circus, selecionado para vários festivais; Diretor Responsável da série de 52 episódios "O Caminho do Anhanguera – A Inédita História do Brasil Central." É Diretor e Apresentador do Programa Alternativo no SBT Brasília há 13 anos e, durante 10 anos, também nas Rádios Transamérica, Nova Brasil FM e Rádio Executiva FM.

A PRODUTORA

A MasterBrasil Filmes atua no mercado há 13 anos. Uma empresa de produção audiovisual especializada em documentários, vídeos institucionais, programas e séries para TV e Web. Possuímos um acervo com mais de 2.000 vídeos para o desenvolvimento de planejamento estratégico digital dos nossos clientes em redes sociais plataformas digitais. Responsável pela produção do Programa Alternativo veiculado há 13 anos no SBT Brasília. Responsável pela produção da série “O Caminho do Anhanguera – A Inédita História do Brasil Central”, com 52 episódios. Responsável pela produção do documentário em longa-metragem “O Renascimento do Parto – O Filme”, entre tantos outros produtos.

SINOPSE

O Renascimento do Parto retrata a grave realidade obstétrica mundial e sobretudo brasileira, que se caracteriza por um número alarmante de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias, em contraponto com o que é sabido e recomendado hoje pela ciência. Tal situação apresenta sérias conseqüências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras.

FICHA TÉCNICA

Brasil, 2013, 90min, doc/cor
Direção: Eduardo Chauvet
Roteiro: Érica de Paula
Produção: Érica de Paula
Produção Executiva: Eduardo Chauvet
Montagem: Eduardo Chauvet
Direção de Fotografia: Rafael Morbeck
Trilha Sonora Original: Charles Tôrres e Marcello Dalla
Edição de Som: Vagner Oliveira

Assessoria

Notícias