Ministério da Transparência realiza evento sobre Dados Abertos do Governo Federal

USP reunirá mulheres da tecnologia para debater empreendedorismo
29 de março de 2017
30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout
29 de março de 2017

Ministério da Transparência realiza evento sobre Dados Abertos do Governo Federal

CGU

Ministério da Transparência realiza evento sobre Dados Abertos do Governo Federal

Objetivo é difundir open data para geração de negócios e controle social. Inscrições são gratuitas

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) promove, no dia 27 de abril, em Brasília (DF), o evento Dados Abertos: Nova Cultura de Transparência. O encontro é realizado em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (FGV-DAPP) e a organização Open Knowledge Brasil (OKBr). As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o limite de vagas disponíveis.

Acesse a programação e o formulário de inscrição

O encontro é voltado a servidores públicos; empresas e organizações interessadas; startups e desenvolvedores de aplicativos; e sociedade civil. O objetivo é divulgar a Política Nacional de Dados Abertos; promover o lançamento do Índice de Dados Abertos (Open Data Index), fruto de parceria entre a OKBr e a FGV; além de difundir a importância da abertura de dados públicos para a geração de negócios e fomento do controle social.

Também serão apresentados três casos de sucesso da utilização pela sociedade de dados abertos da Administração Pública: Serenata de Amor – projeto que por meio de inteligência artificial identifica irregularidades nos gastos da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar destinada a deputados federais; um estudo que critica o modelo de tributação de renda e lucro no Brasil, representado pelo pesquisador Rodrigo Orair; e o Sistema Mavip – desenvolvido para simplificar e otimizar o registro de marcas.

 

cartaz_redes

 

 

Benefícios à sociedade

A Política Nacional de Dados Abertos do Executivo Federal, coordenada pelo Ministério do Planejamento e monitorada pelo Ministério da Transparência, visa proporcionar benefícios à sociedade, tais como aumento da transparência no governo e melhores possibilidades de controle social das políticas públicas. A Política foi instituído pelo Decreto nº 8.777/20116, que obriga todos os órgãos da Administração Direta Autárquica e Fundacional a publicarem suas bases de dados.

Serviço

– Data: 27 de abril de 2017
– Horário: 14h
– Local: Auditório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
– Endereço: Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A – Brasília (DF)

 

 

 

Os comentários estão encerrados.