Notícias

Centro de Referência da Mulher reúne usuárias em oficina de jardinagem

Atualizado em: 29/01/2012

As usuárias do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, serviço de atendimento às mulheres em situação de violência, da Prefeitura de João Pessoa, participaram nessa semana da primeira oficina do Projeto Semear (Jardinagem Reciclável). A atividade aconteceu na sede, localizado na Rua Afonso Campos, 191, no Centro.

O Projeto Semear tem o objetivo de despertar nas mulheres a importância do cuidado com o meio ambiente e com elas mesmas. “A ideia do projeto é desenvolver com as usuárias do serviço, técnicas de manipulação de jardinagens, utilizando materiais reciclados como as garrafas pets. Também incentivá-las à prática da valorização da autoestima”, disse a arte educadora Clareana Cendy.

É esse o desejo de Maria das Neves, usuária do Centro de Referência, que disse estar muito empolgada com as oficinas do projeto, pois sempre teve o desejo de trabalhar com plantas. “Pra mim, não tem terapia melhor do que mexer com terra e as dinâmicas em grupo me deixam muito fortalecida e elevam a minha qualidade de vida”, disse.

Durante as oficinas, a equipe multiprofissional do Centro desenvolve aulas utilizando recursos de audiovisual, textos e passeios, finalizando as atividades com uma exposição de jardinagem na sede do serviço. “Até a primeira semana de março as usuárias participam deste projeto, que prevê a plantação de mini hortas com ervas, flores e hortaliças”, disse a assessora de Formação da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Paulino.

Joelma Cristiane, que também é usuária, disse que o Centro de Referência é um serviço que a faz superar todos os traumas da vida. “Participar destas terapias em grupos me faz renovar e alimentar a minha dignidade. Estar aqui com outras companheiras é muito descontraído”.

Ao todo serão produzidas 100 mini hortas e as paredes da sede do Centro de Referência vão receber todas as garrafas, formando um mural de plantas vivas.

Centro de Referência da Mulher – Disponibiliza atendimento gratuito às mulheres em situação de violência, contando com uma equipe multiprofissional composta por psicólogas, assistentes sociais, advogada e arte educadoras.

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e também atende através do serviço 0800 283 38 83, para quaisquer orientações e encaminhamentos.

Assessoria

Notícias