Notícias

Carmen Costa ganha homenagem em Doodle do Google

Atualizado em: 05/07/2016

carmen-costas-96th-birthday-5747770491142144-hp2x

 

Nesta terça-feira, 5, cantora e compositora brasileira completaria 96 anos de idade

Carmen Costa ganhou uma homenagem em um Doodle Google nesta terça-feira, 5, dia em que completaria 96 anos. O Google marca o aniversário da cantora e compositora que morreu em 2007, aos 86 anos, e foi um dos grandes nomes da rádio no Brasil.

Com mais de 70 discos lançados, Carmen nasceu no interior do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Trajano de Moraes, e começou sua carreira no programa de rádio de Ary Barroso, quando ganhou um concurso de calouros no final da década de 1930. Logo depois, já morando no Rio, mudou seu nome de Carmelita Madriaga para Carmen Costa e  formou uma dupla com o compositor Henricão. Carmen Costa se apresentou em países como Venezuela, Colômbia e Estados Unidos e continuou atuando até o fim da vida com show anual no baile popular do carnaval carioca na Cinelândia, centro do Rio.

Sua canção mais famosa, “Está Chegando a Hora”, foi também seu primeiro sucesso. A música é uma versão adaptada da mexicana “Cielito Lindo”. Outras faixas de sucesso incluem Aquela Noite, Cachaça (Não É Água Não) e Tem Nego Bebo Aí. Além disso, é dela a “Marcha do Cordão da Bola Preta”, música-tema do conhecido bloco de carnaval carioca homônimo.

Depois de uma temporada morando nos Estados Unidos e na Europa, Carmen voltou ao Brasil já considerada um dos principais nomes da música brasileira à época. Recebeu homenagens em programas de rádio e TV. Entre elas, o “MPB Especial”, da TV Cultura de São Paulo, gravado em 1972.

Carmen Costa compôs até envelhecer. Em 2003, ainda viva, foi tombada como patrimônio cultural do Brasil pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e, em referência ao reconhecimento, escreveu a música “Tombamento”. Depois de longa carreira como um dos maiores nomes do carnaval do Rio de Janeiro e do Brasil, Carmen morreu aos 87 anos, no Rio de Janeiro, no dia 25 de abril de 2007.

Fonte: Ego Globo e Tech Tudo.

Notícias