Notícias

Campina Grande receberá Centro de Referência da Mulher

Atualizado em: 30/01/2012

A cidade de Campina Grande passará a ter neste ano de 2012 um ‘Centro de Referência da Mulher’, a afirmação é da gerente Institucional da Mulher, órgão ligado a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Cleide Rotondano.  O convênio assinado pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo, no último dia 30 de dezembro, com o governo federal prevê a liberação de recursos na ordem de R$ 142.156,70 (cento e quarenta e dois mil, cento e cinqüenta e seis reais e 70 centavos), que serão investidos diretamente no Centro. A contrapartida do município será de R$ 5.926,00 (cinco mil novecentos e vinte seis reais).

Segundo a gerente, o Centro de Referência da Mulher será “um espaço estratégico da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e visa à ruptura da situação de violência e a construção da cidadania, por meio de ações globais e atendimento interdisciplinar (psicológico, social, jurídico, de saúde e de educação)”, disse Ana Cleide.

As atividades do órgão serão elaboradas a partir do Plano Nacional de Defesa dos Direitos da Mulher, com ações e metas que visam à garantia da promoção, defesa e proteção dos direitos humanos das mulheres para efetivação da sua cidadania, além de oferecer oficinas temáticas, conhecimentos sobre direitos sexuais e reprodutivos, responsabilidades com o meio ambiente e inserção em espaços de poderes.

O Centro de Referência, que tem previsão para passar a funcionar a partir do mês de março, terá como principal demanda servir como porta de entrada das mulheres em situação de violência, encaminhando-as, depois de atendidas, aos serviços de acordo com suas necessidades. A celebração do convênio entre a Prefeitura e o governo federal teve a participação efetiva da deputada Federal, Nilda Gondim, que intermediou junto a Secretaria Nacional de Políticas Públicas para Mulheres a implantação do Centro em Campina Grande.

A sede deverá funcionar próxima a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, que está localizada na Rua Capitão João Alves de Lira, nº 354, Prata. A mulher que precisar dos serviços da coordenadoria pode se dirigir diretamente a este endereço ou manter contato através do telefone: (83) 3322 7272.

Assessoria

Notícias