Notícias

Calendário de ações para o mês da mulher promove combate à violência

Atualizado em: 14/03/2012

O calendário de ações para o mês da mulher prossegue com as atividades promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e com o apoio de diversas secretarias estaduais, além de prefeituras e órgãos municipais. “Implacável” é como a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Iraê Lucena, define o trabalho de combate à violência contra a mulher, ponto central destas ações.

“Mais poder para as mulheres: por uma vida sem violência, com autonomia e cidadania” é o foco da programação especial promovida pelo Governo do Estado para todo o mês de março. O calendário especial iniciou as atividades no último dia 2, com uma “Oficina sobre Mulher e Gênero no Curso Educação em Direitos Humanos”, e segue até o dia 30, com a solenidade de entrega da obra de reforma e ampliação da Maternidade Peregrino Filho, em Patos.

Dentre as ações, Iraê destacou a ação desta segunda (12), com a assinatura do termo de cooperação entre a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e o Governo da Paraíba, firmado nesta manhã entre o governador Ricardo Coutinho e a ministra Eleonora Menicucci. A secretária de Estado afirmou que tal acordo vai trazer mais de R$ 1 milhão em recursos para a Paraíba combater a violência de gênero.

“Este termo fortalece a ação de toda a rede de combate à violência contra as mulheres e dá oportunidade de capacitar o pessoal de instituições participantes, a exemplos de delegacias e hospitais. Queremos entrar em todas as frentes, para que o combate seja implacável”, explicou Iraê, que ainda destacou o convite feito ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para o Ato Solene de lançamento do Projeto “Cidadania e Organização das Mulheres Rurais – Fortalecendo a Autonomia das Produtoras Locais da Paraíba”.

A secretária, que hoje viajou até a cidade de Queimadas para o ato público “Mulheres queimadenses na luta contra a violência contra as mulheres” e amanhã visita os  municípios de Várzea e São José de Sabugi – para a instalação de secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, em ambas as cidades – destaca como bastante positivos o contato e a recepção das prefeituras e órgãos municipais engajados no combate à violência e nas ações do calendário.

As secretarias e órgãos envolvidos no calendário de ações para o mês da mulher são: Secretaria de Estado da Educação; Núcleo Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba; Secretaria de Estado da Saúde; Casa Abrigo Ariane Thays; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano; Prefeitura Municipal de Picuí; Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac); Espaço LGBT; Procuradoria Geral do Estado; Prefeitura Municipal de Queimadas; Fundação de Apoio ao Deficiente (Funad); Prefeitura Municipal de Várzea; Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra; Prefeitura Municipal de João Pessoa; Casa Civil do Governador; Secretaria de Estado de Comunicação Institucional; Secretaria de Estado da Cultura; Prefeitura Municipal de São José de Sabugi; Prefeitura Municipal de Santa Luzia; Sebrae-PB; Cunhã Coletivo Feminista; Centro da Mulher 8 de Março; Prefeitura Municipal de Monteiro; Secretaria Executiva de Turismo; Delegacia Especial de Atendimento à Mulher; Defensoria Pública da Paraíba; entre outros.

Confira a programação:

Baixar Arquivo (DOC, 70KB)

Secom

Notícias