Notícias

Brasil tem mais de 5 milhões de mulheres empreendedoras, revela estudo

Atualizado em: 01/04/2015

5 milhões de mulheres empreendedoras

Um estudo realizado pela Serasa Experian revela que o Brasil possui 5.693.694 mulheres empreendedoras, representando 8% da população feminina do país.

Isso significa que 43% dos donos de negócios do país são do sexo feminino, e 57% são homens. Do total das empresas ativas no Brasil, 30% tem mulheres como sócias. Segundo a Mosaic Brasil, 59% das empreendedoras estão no grupo “Donos de Negócios”, que engloba pequenos e médios empresários, e 11% estão no grupo “Elites Brasileiras”, que representa adultos acima de 30 anos, com alta escolaridade e que desfrutam de alto padrão de vida.

Do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. O percentual sobe para 98,5% quando são contabilizadas, também, as empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI), já que mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras são sócias de MEI.

No entanto, apenas 0,2% das mulheres empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas, sendo que mais da metade delas pertence ao grupo Elites Brasileiras.

PortePercentual
Pequeno37,1%
Micro35,8%
MEI25,2%
Médio1,7%
Grande0,2%

A pesquisa aponta, ainda, que a idade média das empreendedoras é de 44 anos.

Regiões
A maior concentração de sócias brasileiras é na região Sudeste, com 52,06% do total. Em segundo lugar aparece a região Sul, com 19%. As nordestinas sócias de empresas são 16,53%.

Veja abaixo os percentuais relativos a todas as regiões do país:

5 milhões de mulheres empreendedoras1

Fonte: Da Redação com Info

Notícias