Notícias

ARTESÃS PARAIBANAS PARTICIPAM DE DESFILE DO RONALDO FRAGA, NO SPFW

Atualizado em: 14/04/2015

encerramento_cursobiojoias_fto_cornelioFelipe-9

Dezessete artesãs paraibanas participam, nesta quarta-feira (15), do maior evento de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week (SPFW). Elas irão acompanhar o desfile do estilista Ronaldo Fraga que apresentará as biojóias produzidas pelo grupo ao longo dos últimos meses na comunidade da praia da Penha, em João Pessoa. Além das artesãs, também acompanharão o evento representantes de órgãos parceiros. A 39ª edição da SPFW começou nesta segunda-feira (13) e segue até sexta-feira (17).

No desfile, serão exibidas peças inéditas produzidas com escama de peixe, fios de cobre, pérola e crochê. As biojóias são resultado da consultoria que Ronaldo Fraga ministrou para o grupo “Sereias da Penha”, entre novembro e março deste ano através da parceira entre Sebrae,  Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPB) e Prefeitura de João Pessoa.

A consultoria permitiu que as artesãs criassem peças inovadoras, como bolsas, colares e pulseiras, que contemplam as raízes locais e que têm um forte apelo para o mercado. “Nem todo o projeto de capacitação que participo eu levo para o desfile. Isso é uma escolha minha. Estou levando porque eu acho que o trabalho merece que se jogue luz sobre ele e também como uma forma de premiar toda a dedicação desse grupo que se desdobrou e que tem buscado transformar a realidade econômica através de um ofício feito de forma muito amorosa”, destacou o estilista Ronaldo Fraga.

A gestora de artesanato do Sebrae Paraíba, Sandra Duarte, disse que o projeto de capacitação das artesãs foi iniciado no primeiro semestre do ano passado com o curso de biojoias, através do Pronatec e do programa Mulheres Mil. A Após o curso, os órgãos parceiros se uniram para buscar estratégias empreendedoras para o grupo e convidaram o estilista Ronaldo Fraga para oferecer a consultoria.

Com a vinda do estilista, as “Sereias da Penha” passaram por oficinas de nivelamento e produção e estudaram a iconografia e a história da Praia da Penha, além das questões religiosas do local. Para ele, estes projetos geram emprego e renda, além da reafirmação cultural da comunidade local. “Estamos buscando a melhoria econômica delas, mas não acredito nisso sem a apropriação cultural, que é o realmente possibilita o aumento da  autoestima de uma comunidade. A autoestima é algo que ninguém toma. Acompanhar de perto uma iniciativa como esta é algo transformador”, reforçou.

Para Sandra Duarte, ao longo das capacitações, foi possível ver a mudança radical na vida das mulheres da comunidade.  “Elas já expuseram as peças na Craft Design, maior evento de designer do país, e agora já estão na São Paulo Fashion Week. O resultado está chegando muito rápido”, destacou Sandra.

O desfile de Ronaldo Fraga acontece nesta quarta-feira (15), às 15h. Estarão presentes a gestora de Artesanato do Sebrae Paraíba, Sandra Duarte, a analista técnica do Sebrae Paraíba, Marielza Rodrigues, a primeira-dama Prefeitura Municipal de João Pessoa, Maísa Cartaxo, além de representantes do IFPB e da Energisa.

Incentivo – Esta não é a primeira vez que Ronaldo Fraga seleciona peças do artesanato paraibano para a São Paulo Fashion Week. Em 2010, o estilista selecionou a renda renascença paraibana como parte integrante das peças da sua coleção. Foi feita uma parceria com a Associação dos Artesãos de São João do Tigre (Assoarti) para a produção das roupas.

Fonte: Da Redação  com ParaíbaJá

Notícias