Notícias

Aplicativo WhatsApp ganha força como a nova versão do “grupo de e-mail”

Atualizado em: 03/12/2013

whatsapp

No início da popularização da internet no Brasil, a comunicação entre amigos era concentrada em serviços usados diretamente no computador (como os grupos de e-mail, as comunidades do Orkut ou o Windows Live Messenger). No entanto, com a popularização dos dispositivos móveis, essa forma de comunicação migrou para aplicativos de smartphone, principalmente o WhatsApp.

O  WhatsApp funciona como um programa de mensagem instantânea com a possibilidade de criar grupos de contatos para o envio e recebimento de arquivos. Nos grupos de WhatsApp, como nas antigas discussões por e-mail, são compartilhados todos os tipos de conteúdos: piadas, fofocas, vídeos, avisos de encontro, boatos, etc.

O mais comum é que as pessoas se organizem no aplicativo em grupos de amigos e a interação é igual a de uma sala de bate-papo privada. Geralmente, são criados grupos por ocasião de algum evento e para reunir colegas de trabalho ou da escola.

Criado nos Estados Unidos, o aplicativo não tem o mesmo alcance do Facebook e não faz ações de marketing. Segundo uma pesquisa da empresa OnDevice, oWhatsApp é o aplicativo de mensagem instantânea mais utilizados em dispositivos móveis no Brasil. Ele é usado por 72% dos usuários contra 49% que usam o chat do Facebook e 30% que se comunicam com o Skype.

Fonte: UOL Notícias

Notícias