Notícias

6 passos para sentir-se mais confiante no trabalho

Atualizado em: 28/04/2015

independencia_financeira1-625x340

A trajetória de uma carreira profissional tem muito a ver sobre o que você enxerga quando se olha no espelho. O que você projeta em sua imagem? Sucesso? Determinação? Autenticidade? Sejam quais forem os atributos mais fortes sobre a sua personalidade, é preciso que você enxergue uma imagem positiva quando olha para si mesma. Assim como costumamos dizer que em relacionamentos é preciso amar-se primeiramente, para depois amar o outro, a primeira pessoa a acreditar em seu potencial precisa ser você mesma.

O nível de confiança de uma pessoa é crucial para determinar a forma como ela irá traçar seu caminho, seja dentro de uma empresa ou à frente de seu próprio negócio. Se você tem problemas relacionados a introversão, timidez ou baixa auto estima, é hora de rever algumas posturas e adotar hábitos que te ajudem a crescer. Pensando nisso, nos inspiramos no pessoal da Levo League para indicar algumas mudanças que vão lhe ajudar.

Destaque suas conquistas

 

Gabar-se o tempo todo daquilo que fez é algo que pode soar cansativo, mas não dar o devido crédito também é desdenhar de si mesma. Não sabote-se desta maneira e dê o devido valor ao que você já conseguiu conquistar até aqui. Lembrar a si mesma de algo grande que tenha feito, para que isso fique fresco em sua memória, é uma forma de você ter sempre à ponta da língua algo que possa mostrar ao mercado como um diferencial. Isso é crucial para que você consiga destacar-se e que deixe claro o seu valor.

 

Estude sempre e atualize-se

Não adianta simplesmente conseguir o seu diploma e imaginar que para por ai. Se uma pós-graduação, mestrado ou doutorado não estiverem em seus planos por agora, não pense que essas são as únicas maneiras de você aprimorar o seu conhecimento. Busque cursos em sua área, palestras, workshops, enfim, tudo que puder para manter-se alinhada com as inovações em sua especialidade. Se precisar preparar-se para uma apresentação, dedique-se a descobrir o máximo que puder sobre as referências e as últimas novidades sobre seu tema. Ter completo domínio sobre o que vai falar é uma forma de te ajudar a ter segurança durante seu discurso.

 

discurso-confianca

 

 

Encoraje as pessoas próximas

A dica vem daquela velha máxima de que a gente colhe o que planta. Se você quer sentir-se confiante e ter credibilidade com as pessoas à sua volta, proporcione o mesmo para o próximo. Converse com os colegas mais próximos, dê feedbacks sobre as coisas positivas que eles estão fazendo e os encoraje a melhorar os pontos fracos. Além de ganhar a simpatia alheira, você estará alimentando aquilo que quer para si.

 

Trabalhe suas habilidades de comunicação

A confiança que você passa para os outros pode ser medida pela forma como você conversa, seu tom de voz e também a linguagem do seu corpo. Dar um aperto de mão sem firmeza, por exemplo, pode passar uma impressão negativa, um sinal de insegurança. Assim como manter a cabeça inclinada para trás e os braços cruzados podem indicar que você não está receptiva a receber opiniões. Fique atenta para a forma como você gesticula, procure manter seu corpo em sintonia com seu discurso, de modo a envolver as pessoas na sua fala.

 

Vista-se bem

Vestir-se bem não significa vestir-se com roupas caras. Procure aperfeiçoar o modo como se veste no trabalho, para que você transmita confiança e credibilidade. Quer dicas de como montar visuais de trabalho interessantes? Confira algumas dicas dadas pela consultora de imagem Van Duarte. Assim como mencionamos no começo do texto, o visual é importante não só para passar uma imagem positiva aos outros, mas você também deve olhar-se no espelho e gostar do que vê.

 

Enxergue-se na posição onde gostaria de estar

Precisa de um gás a mais para sentir-se confiante? Coloque-se exatamente na posição onde gostaria de estar. Pense em um grande ídolo e nas características sobre ela ou ele que você admira. Quando pequena você sempre foi fã da Mulher-Maravilha? Então encare-se no espelho e acredite que você está na pele dela. Fale como uma heroína, incline sua postura e fale com determinação. É um exemplo simples e parece bobo, mas é eficiente para você treinar a sua confiança, para que você incorpore aspectos positivos em seu modo de agir e que te ajudem a superar suas dificuldades para confiar em si mesma.

 

Fonte: Da Redação com Finanças de Mulher

Notícias