Notícias

5 coisas que você precisa saber sobre futebol feminino

Atualizado em: 20/04/2015

futebolf

Você sabia que nos Estados Unidos, o esporte que as mulheres mais praticam é o futebol?

 

 

Nos EUA, futebol é coisa de mulher – Nos Estados Unidos, o esporte que as mulheres mais praticam é o futebol. Tudo começou quando, no fim da década de 70, um estudo revelou que cerca de 90% dos investimentos em esportes iam para os homens, enquanto 10% para as mulheres. A lei Title IX (Título Nove) mudou o destino da prática esportiva no país ao exigir cumprimento de igualdade de investimento para os gêneros. E como os esportes são ligados ao sistema educacional, se estabeleceram oportunidades para elas nos programas educacionais.

Futevôlei é invenção do Brasil – Originado na praia de Copacabana na década de 60, o jogo é praticado em uma rede de vôlei com toques do futebol e não demorou a conquistar profissionais da bola. A adesão das mulheres também foi significativa. As desvantagens iniciais de não poderem receber a bola no peito foram resolvidas ao usarem os ombros. Hoje as praticantes são vistas em times mistos por toda a orla carioca e pelo mundo, e competem profissionalmente neste esporte genuinamente brasileiro.

Marta, 5 vezes a melhor – A jogadora alagoana foi eleita pela Fifa cinco vezes consecutivas como a melhor do mundo, recorde entre mulheres e homens. Atualmente no time sueco Tyresö FF, a atacante acumula títulos importantes pela Seleção Brasileira. Ela ajudou a equipe a conquistar duas medalhas Pan-Americanas (2003 e 2007), dois campeonatos Sul-Americanos (2003 e 2010), foi campeã da Copa Libertadores quando jogava no Santos em 2009 e venceu a Copa Uefa 2003/2004, a versão feminina da Liga dos Campeões da Europa. E mais: vice-campeonatos em uma Copa do Mundo e duas competições olímpícas.

Futsal de mulheres é bi mundial – Melhor estruturadas, mas com pouca evidência, as equipes de futsal feminino do país fazem história. A Seleção Brasileira da modalidade é bicampeã mundial, tendo conquistado o segundo título em 2011. Há duas versões para a origem do futebol de salão e uma delas afirma ser criação brasileira. Outra, que foi inventado por um professor no Uruguai que batizou o esporte de “Indoor-foot-ball”.

Norte-americanas e japonesas estão com tudo! – Em 2011, o time japonês de futebol feminino surpreendeu ao chegar a final do campeonato mundial e vencer as experientes jogadoras norte-americanas, bicampeãs mundiais. Nas Olimpíadas de Londres 2012, porém, o jogo virou: os dois times chegaram à final e foram as norte-americanas que eliminaram as japonesas e levaram o ouro.

Fonte: Da Redação com Tempo de Mulher

Notícias