Especialista indica: “Vinho combina muito bem com o Verão”

Avanços devem deixar smartphones mais interativos e poderosos
5 de fevereiro de 2016
Brasil reduz diferença em matemática, mas continua atrás em ranking geral
10 de fevereiro de 2016

Especialista indica: “Vinho combina muito bem com o Verão”

Quem disse que vinho não pode ser degustado no verão? O vinho combina sim com calor, piscina, praia, sempre servido refrescado ou gelado. “É preciso desmistificar a ideia de que vinho só é servido no frio”, afirma Carlos Cabral, especialista da rede Pão de Açúcar. O consultor dá dicas para não errar neste verão.

A primeira delas é quanto à temperatura correta: Os tintos devem ser servidos entre 12º e 15º. Já os brancos entre 8º e 10º. Basta colocá-los meia hora na porta da geladeira ou em um balde de gelo. Os espumantes são uma ótima pedida e devem ser servidos bem gelados, na maioria dos casos entre 4ºC e 6ºC.

Os espumantes nacionais são leves e harmonizam com saladas, podendo ser consumidos nos mais diferentes momentos. Os tintos leves são excelentes dicas para o verão, como os da uva  Pinot Noir. E, claro, os vinhos brancos, que geralmente roubam a cena quando as temperaturas sobem, justamente por serem tradicionalmente mais refrescantes.

Outra opção é o vinho verde português, que, apesar do nome, sua coloração não é verde. Na verdade, o verde refere-se ao frescor epouca idade em que estes vinhos devem ser consumidos. Outra ótima opção são os vinhos rosés, que podem ser escolhidos sem erro, principalmente para quem não curte os brancos e prefere os tintos.

Harmonização com churrasco

Uma pedida típica nas reuniões de amigos no verão é o bom e velho churrasco, uma instituição nacional. Para Carlos Cabral, para as carnes vermelhas, o vinho recomendado é um tinto leve. Se as carnes grelhadas forem brancas, como o frango, um bom espumante brut éuma delícia, combinam bem e não provocam a sensação de estômago muito cheio. Para as saladas em geral, os brancos de Sauvignon Blanc são ideais. Estes vinhos também vão bem com frutos do mar e vegetais em conserva. Os peixes, exceto o bacalhau ao forno, sempre aceitam um bom vinho branco, de preferência das uvas Chardonnay ou Sauvignon Blanc.

​“O espumante tem também benefícios à saúde. Consumido moderadamente, estimula o apetite e melhora a digestão em razão da presença do gás carbônico, magnésio e potássio”, explica Cabral. Os tintos, considerados erroneamente como o inverso do verão, são excelentes dicas para o verão desde que sejam leves – como o Pinot Noir, e os Vinhos Verdes tintos. E, claro, os vinhos brancos, que geralmente roubam a cena quando as temperaturas sobem, justamente por serem tradicionalmente mais refrescantes.

Denise Lemos
Diretora Executiva do Portal Mulher de Fato, CEO Up Branding Marketing Digital, CEO Startup 28Dias.

Os comentários estão encerrados.