Gastronomia

Pizza caseira é a nossa sugestão para comemorar a semana oficial dessa maravilha

Atualizado em: 14/07/2017

unnamed (1)

unnamed (1)

Pizza caseira é a nossa  sugestão para comemorar a semana oficial dessa maravilha

 Taxada como calórica, saiba escolher bem os ingredientes do recheio, o mais importante é a quantidade e a frequência de consumo. São cinco opções de receitas para fazer em casa e saborear com os amigos e a família

 

No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza no Brasil. Podemos dizer que a pizza é a queridinha nas mesas dos brasileiros. Dá para contar nos dedos quantas pessoas você conhece que não gosta dessa delícia, não é mesmo? Te damos várias dicas e sugestões para celebrar a data com muito sabor.

 

Entre as indicações estão: Pizza ao Molho Pesto; Pizza de Liquidificador; Pizza Enrolada; e Pizza com Massa de Cachaça e Mel – Recheio Calabresa Picante. Sugerimos ainda uma opção doce, para fechar o encontro com chave de outro: Pizza de Chocolate e Morango.

 

A pizza chegou ao Brasil na década de 1950 graças aos italianos e, depois disso, ficamos apaixonados por esse alimento. Além disso, o brasileiro é um dos povos que mais consome a iguaria no mundo. Segundo Aretha Magalhães, nutricionista da Equilibrium, consultoria da marca de farinhas Finna, “o prato é taxado de calórico e quase sempre “proibido”. Entretanto, em uma alimentação equilibrada podem ser consumidos todos os alimentos desde que se saiba escolher a quantidade, qualidade e frequência certas”.

 

A redonda é feita com uma massa à base de farinha de trigo e água, pode também ter outros ingredientes em seu preparo, como leite, ovos e margarina. Já os recheios são bem variados, seja com queijos, linguiça, atum, vegetais e até sabores doces. As especiarias como manjericão e orégano também costumam aromatizar essa maravilha gastronômica.

 

É possível preparar a pizza em casa de forma tradicional, basta misturar os ingredientes da massa e, muitas vezes, de forma prática e rápida, no liquidificador. “A vantagem de fazer a pizza em casa é que podemos escolher os ingredientes do recheio, além de utilizar molho de tomate caseiro e regular a quantidade de sal”, ressalta Aretha.

 

A nutricionista ainda reforça que a farinha de trigo é um alimento minimamente processado e fornece energia para as atividades do dia a dia como estudar, trabalhar e exercitar porque é rica em carboidratos. Além disso, os ingredientes do recheio da pizza, quando bem selecionados, contribuem com a boa alimentação. Por exemplo, o tomate utilizado como molho para cobrir a massa, é rico em licopeno, um antioxidante que colabora com a regulação do colesterol e prevenção de doenças do coração. “Esse nutriente fica mais disponível para absorção pelo corpo quando aquecido e na presença de gordura. Ou seja, o molho de tomate é uma ótima preparação para usufruir dos benefícios do licopeno”, explica Aretha.

 

Uma pizza de molho pesto, leva castanhas e azeite, ambos fornecem gorduras benéficas ao corpo e, assim, contribuem com a saúde do coração. Já o manjericão fornece fibras e antioxidantes, importantes para manutenção da saúde. Para deixar a pizza mais nutritiva, vale escolher recheios à base de vegetais como abobrinha, brócolis, escarola, palmito e berinjela. “Quanto aos queijos, aconselha-se não exagerar na quantidade ou preferir as opções menos gordurosas, como ricota, queijo branco ou cottage”, finaliza a nutricionista.

 

Com todas essas dicas, já é possível preparar pizzas em casa para agradar os seus amigos e a família. Opções é que não faltam! Veja abaixo as receitas completas.

 

Como fazer Pizza ao Molho Pesto

 unnamed

 

Ingredientes

Massa:
1 Kg de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

10g Fermento biológico

20g de sal

30g de açúcar

50g de azeite

500g (Mais ou menos) de água
Molho

 

150ml de azeite 150ml

1 maço de manjericão

15g de alho

60g de Pínoli (nozes ou castanhas)

150g de Parmesão ralado

10g de sal

 

Modo de Preparo:
– Massa. Misture todos os ingredientes, forme bolas com a massa e a deixa descansar por 30 minutos. Após isto, estique a massa e disponha-a em formas redondas para pizza.

 

– Molho. Descasque os dentes de alho, passe pelo espremedor e coloque em uma tigela. Adicione a colher de chá de sal e misture muito bem. Triture os pínoli ou as nozes (no processador, com um pilão ou com as mãos), junte alho e sal. Lave as folhas de manjericão. Seque e pique em pedaços bem pequenos e coloque também na tigela. Acrescente o queijo e o azeite e misture muito bem até obter uma pasta homogênea.

 

Como fazer Pizza de Liquidificador

 unnamed (1)

Ingredientes
1 copo de leite

1 copo e meio copo de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

1 ovo inteiro

1/2 colher de chá de fermento

2 colheres de sopa de Margarina Puro Sabor

2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado

5 tomates

1 cebola

300g de muçarela

300g de presunto

Modo de Preparo:

 

– Bate todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansar por meia hora.

 

– Faça um molho com os tomates, a cebola e a margarina e reserve.

 

– Unte a forma ou tabuleiro com margarina e polvilhe com farinha de trigo Finna. Arrume a massa, coloque o molho, depois coloque as fatias de queijo e presunto.

 

– Asse em forno brando por uns 30 a 35 minutos. Pronto!

 

Como fazer Pizza Enrolada

 

unnamed (2)

 

Ingredientes

Massa:

 

2 copos de leite morno

2 tabletes de fermento biológico fresco

1 kg de Farinha de Trigo Finna Tipo I (sem fermento)

1 xícara (chá) de óleo de soja

1 colher (chá) de sal

 

Recheio:

 

350g de presunto sem capa de gordura

350g de muçarela ralada

6 unidades de tomate em rodelas

1 xícara (chá) de cheiro-verde picado

1 unidade de cebola picada

Orégano a gosto

Azeite a gosto
Montagem:

 

Sementes de papoula a gosto

Gema de ovo batida para pincelar a massa

 

Modo de Preparo:
– Massa. Dissolva o fermento no leite, junte a farinha, o óleo, o sal e amasse muito bem, sovando a massa por 5 minutos. Deixe descansar em um lugar aquecido, coberto por 50 minutos.

 

– Montagem. Divida a massa em 2 partes. Abra a massa com o auxílio de um rolo. A espessura deve ser entre 0.5 e 1 cm. Cubra com bastante presunto, depois coloque muçarela ralada para derreter mais fácil.

 

– Cubra com cebola picada e cheiro verde, por último, com as rodelas de tomate. Regue com azeite, polvilhe com sal e orégano. Enrole a massa como se fosse um rocambole. Pincele com gema batida e salpique com sementes de papoula.
– Coloque as pizzas enroladas em assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio por 40 minutos.

 

Como fazer Pizza com Massa de Cachaça e Mel – Recheio Calabresa Picante

Aveia e mel


Ingredientes da Massa com Cachaça e Mel

2 xícaras (250g) de Farinha Finna Tipo I (sem fermento)

2,5g de fermento Biológico (1 colher de café)

12,5g de mel (1 colher de sopa)

12,5g de azeite (1 colher de sopa)

5g de sal (1 colher de chá)

110 ml de água (1/4 xícara)

12,5 ml de cachaça (1 colher de sopa)

 

Modo de Preparo:

 

– Misture a farinha de trigo Finna Tipo I com o fermento biológico em uma bacia grande, faça uma cova no meio, vá acrescentando mel, azeite, sal um pouquinho da água e vá misturando com a Farinha Finna. Coloque a cachaça e a água aos poucos. A massa tem que ficar macia, se estiver dura colocar um pouco mais de água. Depois sove durante uns 10 minutos.

 

– Boleie a massa e deixe descansar por mais 25 minutos. Abra em uma mesa enfarinhada, com rolo e coloque na assadeira para pizza grande e faça furinhos com garfo.

 

 

Ingredientes para o recheio de Calabresa apimentada

doce
200g de linguiça calabresa (1 unidade)

1 unidade de cebola em rodelas

Orégano a gosto

110g de azeitona cortada sem caroço (1/4 de xícara)

Pimenta calabresa moída a gosto

100 ml de molho para pizza (5 colheres de sopa)

400g de queijo muçarela ralada grossa (2 xícaras)

 

Modo de Preparo:

 

– Corte a linguiça e a cebola em rodelas na espessura desejada. Espalhe o molho sobre a massa da pizza. Distribua a lingüiça e a muçarela uniformemente e por cima coloque a cebola. Se preferir, pode adicionar a cebola no final. Espalhe as azeitonas, orégano e pimenta calabresa. Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos a 180°C. Depois é só servir.

 

Como fazer Pizza de Chocolate e Morango

 

 

Ingredientes

Massa:

 

1 kg de Farinha de trigo Finna Tipo I (sem fermento)

2 tabletes de fermento

125ml de leite

375ml de água

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de açúcar

1 colher de sopa de azeite
Recheio brigadeiro:

 

1 lata de leite condensado

5 colheres de achocolatado

1 colher de sopa de Margarina Puro Sabor

 

Modo de Preparo:

 

– Massa: Esfarele o fermento, adicione o sal, o açúcar e o leite, misture, coloque o azeite e parte da água, vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo Finna com o restante da água. Divida em 6 partes iguais e deixe crescer por mais ou menos 20 minutos. Estique a massa e asse.
Rendimento: 6 discos pequenos

 

– Recheio brigadeiro: Leve tudo ao fogo mexendo sempre, até ficar no ponto de brigadeiro.

 

Montagem: Coloque no disco (massa) já pré-assado o brigadeiro, cubra com chocolate granulado e morango bem lavados.

Fonte: Finna M. Dias Branco

Gastronomia