Gastronomia

Leve o clima festivo de São João para sua casa preparando doces típicos

Atualizado em: 16/06/2017

receita-quinda-pratico1

O São João é a festa mais tradicional do nordeste e possui dança, música e gastronomia típicas. Para celebrar a festividade, trouxemos a receita de dois deliciosos doces para você aproveitar com a família. Confira:

Leve o clima festivo de São João para sua casa preparando doces típicos

As deliciosas receitas trarão toda a animação para a sua família!

Junho chegou e com ele vem toda a atmosfera festiva de São João, uma das mais tradicionais celebrações do país, principalmente na região Nordeste. Recheada de música boa, danças animadas e quitutes saborosos, milhares de pessoas do Brasil aproveitam a oportunidade para se alegrar nesse período.

A gente te ensina como fazer dois doces típicos bastante saborosos que garantirão o Arraial bem legal em casa com a família. Que tal começar pelo irresistível Quindão? A combinação dos ovos, açúcar, margarina, coco ralado e as Rosquinhas de Coco Fortaleza dão uma explosão de sabor.

E claro, uma bom festejo junino jamais pode faltar a clássica Paçoca. Com poucos ingredientes no modo de preparo, a receita é bastante fácil. Todos vão devorar o docinho e ficarão com gostinho de quero mais.

Aproveite a oportunidade para fazer uma linda e tradicional decoração para entrar no clima. Bom divertimento!

Veja o passo a passo completo das receitas.

Como fazer Quindão

unnamed

Ingredientes:
1 embalagem de Rosquinhas de Coco Fortaleza (350g)
29 gemas peneiradas
1 ovo inteiro
1 xícara de chá de coco fresco ralado
raspas de 1 limão

Calda
500g de açúcar
Meia colher de sopa de margarina

Modo de Preparo:
– Leve ao processador as Rosquinhas de Coco Fortaleza e bata até obter uma farofa e reserve.

Prepare a calda:
– Em uma panela média, coloque o açúcar, água e deixe ferver sem mexer por aproximadamente 5 minutos ou até apurar em ponto de fio fino. Retire do fogo, deixe amornar e acrescente a margarina e deixe derreter. Junte as gemas, ovo, coco fresco, a farofa de biscoito, as raspas de limão e mexa delicadamente.

– Unte bem uma forma com cone central com margarina e polvilhe açúcar. Despeje a massa, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio preaquecido (180ºC) por 40 minutos em banho-maria. Retire o papel-alumínio e deixe mais 10 minutos para dourar.

– Retire do forno, deixe amornar, desinforme e sirva a seguir.

Dica: Querendo preparar quindins, faça o mesmo processo, despejando a massa em forminhas individuais de acordo com o tamanho desejado.

Rendimento: 15 porções
Tempo de Preparo: 1 hora
Calorias por Porção: 357 kcal

Como fazer Paçoca
unnamed (1)

Ingredientes:
Meia embalagem de Biscoito Maria Fortaleza (400g)
500g de amendoim torrado e sem pele
1 lata de leite condensado

Modo de Preparo:

– Leve ao processador os biscoitos Maria, o amendoim e bata até obter uma farofa. Em uma tigela funda, acrescente a farofa de biscoito com amendoim, o leite condensado e misture bem.

– Em um refratário médio, espalhe bem a paçoca e leve a geladeira por 3 horas. Retire da geladeira, corte em quadradinhos e sirva a seguir.

Rendimento: 15 a 20 unidades
Calorias por porção: 351 kcal

Fonte: Fortaleza

Gastronomia