Gastronomia

Estar bem alimentada não significa comer em excesso.

Atualizado em: 24/09/2015

macarrao

Durante a gravidez é preciso ter um cuidado especial com a alimentação, afinal, tudo o que a grávida come é ingerido também pelo bebê. A Fortaleza, marca da M.Dias Branco em parceria com a nutricionista Fabiana Fontes, da Equilibrium, consultoria em nutrição da marca, dá dicas sobre como as futuras mamães devem se alimentar sem correr riscos.

 

É importante que sua refeição seja composta por alimentos de todos os grupos, de acordo com a pirâmide alimentar. “Encontramos todos esses nutrientes em uma refeição completa: com uma salada bem colorida, uma porção de carboidrato, uma porção de proteína animal magra, uma porção de grãos e uma porção de legumes/verduras cozidos ou refogados”, explica Fabiana.

 

Quanto ao mito de que as gestantes devem ‘comer por dois’, Fabiana é categórica. “Estar bem alimentada não significa comer em excesso, trata-se de fazer as escolhas certas em relação à qualidade dos alimentos e não à quantidade. Um cardápio balanceado, com cerca de 300 calorias extras ao dia, já é o suficiente para gerar uma criança saudável”, ressalta a profissional.

 

Toda grávida precisa se alimentar adequadamente para se manter saudável durante toda gestação. “O macarrão é uma opção prática e saborosa para compor uma alimentação completa e nutritiva, já que além de carboidratos, estão presentes na massa vitaminas do complexo B e outros minerais como magnésio”, afirma Fabiana.

Seguindo as dicas da nutricionista, a Marca Fortaleza sugere uma ótima opção para uma alimentação balanceada, oFortaleza parafuso com legumes e frango. Confira a receita abaixo.

Ingredientes:

1 embalagem de Fortaleza Sêmola Parafuso (500g)

1 peito de frango grande desossado e sem pele

sal e pimenta do reino à gosto

4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico

4 dentes de alho bem picados

10 tomates sem semente e sem pele

2 folhas de louro

1 colher de sopa de óleo de canola (ou soja)

2 xícaras (chá) de mini cenouras

5 buquês de brócolis lavados

1 abobrinha média lavada e cortada ao meio

1 pacote (50g) de queijo parmesão ralado light

 

Modo de preparo:

– Corte o peito de frango em tiras pequenas. Tempere com sal, pimenta do reino e vinagre balsâmico.

– Aqueça o óleo de canola (ou soja) preferencialmente em uma panela antiaderente. Refogue o peito de frango até começar a dourar. Se necessário, acrescente água aos poucos para não queimar. Adicione os dentes de alho, o tomate sem sementes e sem pele e as folhas de louro. Cozinhe bem os tomates. Retire as folhas de louro e ajuste o sal. Durante o cozimento do frango com os tomates, corte o brócolis e a abobrinha em pedaços bem pequenos e junto com as mini cenouras cozinhe em água fervente e sal até ficarem macios. Escorra e reserve.

– Numa panela grande ferva 5 litros de água com sal e cozinhe o Fortaleza Sêmola Parafuso. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver. Deixe cozinhar por 9 a 11 minutos ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida.

– Em um refratário, coloque a massa, misture o frango com tomates e os legumes. Ajuste novamente o sal se necessário e polvilhe o queijo ralado light.

Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem

Gastronomia