Gastronomia

Diminua a ansiedade e o stress com este bolo de fubá terapêutico

Atualizado em: 16/05/2017

bolo-de-fubc3a1-e1494893888998

Muitos falam que cozinhar é uma terapia. Tem aqueles que cozinham pra se desestressarem, outros porque é a coisa mais prazerosa do dia…

Mas e se comer também for relaxante? Entenda como a gastronomia pode ajudar no combate a estados emocionais negativos. Leia a matéria na integra abaixo.

 

Diminua a ansiedade e o stress com este bolo de fubá terapêutico
Basta uma fatia para combater o nervosismo e deixar você calma, calminha!

Inspirada no livro Alimentos Contra o Câncer (editora Vozes), em que o autor afirma que determinados alimentos, como a cúrcuma e a pimenta-do-reino, agem em sinergia na prevenção de tumores malignos, a nutricionista Aline Quissak, de Curitiba, cria bolos e cookies terapêuticos. “Eles combatem estados emocionais negativos, como stress e ansiedade. Ou, ainda, melhoram o foco e a concentração”, afirma a nutricionista especializada em síndrome metabólica, psicologia da nutrição e nutrição esportiva.

No bolo de fubá (receita abaixo), a combinação do ovo e iogurte (ricos em triptofano) com a aveia (fonte de vitaminas do complexo B) garantem o efeito anti-stress e anti-ansiedade, segundo a nutricionista. Sem falar que é uma receita que traz a lembrança dos momentos agradáveis da infância, o que deixa qualquer uma de nós mais calma e feliz.

Ingredientes

4 ovos
1/2 xícara (chá) de leite de coco
1 pote (200 ml) de iogurte natural
2 xícaras (chá) de fubá orgânico
1/2 xícara (chá) de farinha de aveia (ou aveia fina)
3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo (ou açúcar de coco)
2 colheres (sopa) de fermento em pó
Modo de fazer

No liquidificador, bata o ovo, o leite e o iogurte até virar uma mistura homogênea. Em seguida, adicione o fubá, a aveia e o açúcar. Bata só até obter uma massa lisa. Desligue o aparelho, coloque o fermento e misture com uma colher. Passe a massa para uma fôrma de bolo untada de asse em forno preaquecido a 180 °C por 40 minutos (ou faça o teste do palito).

Sugestão da nutricionista: sirva 1 fatia de bolo com 2 castanhas-do-pará e 1 colher (sopa) de geleia de frutas vermelhas sem adição de açúcar.

Rende: 10 fatias finas.

Fonte: Boa Forma

 

Gastronomia