Gastronomia

“Festival Gastronômico Degustando o Brasil” 2ª Edição

Atualizado em: 11/08/2015

frevo4

Com muito frevo, alegria e pratos bem elaborados, os jornalistas foram recebidos na apresentação do Segundo Festival de Gastronomia Degustando o Brasil. Estavam presentes profissionais de vários veículos de comunicação, que puderam degustar as iguarias e entender o que vai ser o Festival.

Chef Renato Valadares de Recife PE, Chef João Barreto, proprietário do Restaurante Rural Casa de Cumpade e o recém-formado Chef André Duarte que ingressa na profissão mostrando talento para unir o Fast Food ao regional foram os anfitriões da apresentação.

Na ocasião, foi servida uma entrada, Calderada Sertaneja, assinada pelo Chef Renato. A “Calderada” é um prato típico do litoral. Em alguns lugares de Pernambuco, ela é servida com arroz e pirão. “Aqui, eu combinei o sabor do litoral com o do sertão, e trouxe uma farofa de coco e bolacha pra dar um sabor regional”, explicou Renato Valadares.

Logo em seguida, com a mesma proposta dos sabores do litoral de Pernambuco, o Chef João Barreto serviu um Camarão na Moranga.

E, finalizando com uma sobremesa que é uma especialidade pernambucana – bolo de rolo –  e cartola com o toque sertanejo, do queijo de coalho, feitas e apresentadas pelo Chef Valadares.

Ainda no evento de apresentação, o Chef André foi convidado para apresentar um prato desenvolvido por ele, que traz elementos da cozinha nordestina aliados ao Fast Food. “Eu idealizei esse prato a partir de uma receita tradicional dos Estados Unidos – o Hamburger. Eu quis trazê-lo para a realidade nordestina; por isso, desenvolvi o pão de feijão verde e o hamburger de carne de sol, acrescentei queijo de coalho e cebola caramelizada, fazendo referência aos nossos ingredientes e a nossa cultura”, enfatizou André Duarte.

Na sua primeira edição, realizada ano passado, o Festival Gastronômico destacou a culinária baiana. Chefes renomados como Fábio Cunha e Paulo Machado foram os convidados.

Este ano, tem presença confirmada o Chef Renato Valadares, especialista em Garde Manger, cozinha que destaca a preparação de molhos, cortes de carnes, legumes e frutas e técnicas especiais de cozimento. Também estará presente o Chef César Santos que é proprietário do Restaurante Oficina do Sabor, em Olinda. Estará presente, ainda, o Chef Duca Lapenda, fundador e idealizador do “Pomodoro Café” e apresentador do “Cozinha Caseira” na FOX e do “Advinha quem vem pra Jantar”, na TV Pernambuco. Evidentemente, presente o proprietário do restaurante Rural Casa de Cumpade, Chef João Barreto que é profundo conhecedor e pesquisador da cozinha de raiz do nordeste brasileiro.

“O Degustando o Brasil enaltece e resgata culturalmente a gastronomia brasileira e nasceu aqui na Casa de Cumpade, extamente com o que a “Casa” tem de melhor, a gastronomia”. Afirmou Isaac Batista, da Mais Brasil Turismo que é a realizadora do evento.

“O Festival ressalta a importância das tradições culinárias, muitas vezes, até se adaptando às técnicas modernas e incorporando os insumos regionais que são considerados triviais aos requintes da alta gastronomia. O evento, também tem um cunho acadêmico, e propõe-se a movimentar não somente os profissionais e estudantes da gastronomia mas, também, gourmets, curiosos e amantes da boa cozinha e o público, em geral.
“Afinal quem não gosta de comer bem”!?, ressaltou Isaac.

A programação do Degustando o Brasil, este ano, divide-se em dois períodos: o primeiro período acontecerá dia 13 de agosto, funcionando como um núcleo de conhecimento que tem o intuito de proporcionar a troca de experiências.  Será composto por seminários gastronômicos, aulas-show que atenderão à demanda de até 50 participantes. Haverá um debate com a participação dos Chefs convidados, cujo o tema será a; “ Gastronomia brasileira – A construção de uma identidade cultural”, abrindo a discussão sobre a relação da gastronomia com a cultura. O debate será moderado pelo Chef Beto Urtiga, de Campina Grande-PB.

O segundo e último período acontecerá dia 15, quando será oferecido um almoço, buffet, com pratos diretamente ligados ao tema do evento. Tudo isso regado a apresentações culturais, orquestras de Frevo e Maracatu vindos diretamente de Pernambuco, e ainda com uma decoração farta de elementos que referenciam o Estado Pernambucano e suas raízes culturais e gastronômicas.
Duas ilhas gastronômicas, serão fixadas na fazenda onde os quatro Chefs alternar-se-ão, interagindo com o público e elaborando seus pratos.
Nesse dia, também estará presente o artista plástico Manuel Dantas Suassuna, grande expoente da arte pernambucana, filho de Ariano Suassuna, que será homenageado e apresentará parte da exposição “ Em nome do Pai” que é composta por telas pintadas em homenagem ao seu pai, ao longo da sua vida.

O Festival Gastronômico Degustando o Brasil – Pernambuco Imortal – Uma mesa de frevos e maracatus é uma realização do Restaurante Rural Casa de Cumpade, Mais Brasil Turismo e tem o apoio do Senac-Campina Grande e do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Empetur. O Evento será realizado no Restaurante Rural Casa de Cumpade, localizado no município de Galante, a cerca de 18 km de Campina Grande.

Vai ser imperdível!

Para informações de como participar do Evento, você deve  entrar em contato com a Mais Brasil Turismo

Serviço:

Mais Brasil Turismo
Telefone: 83 3224-3050

Veja algumas fotos do evento:

frevo2frevo11frevo14frevo4

frevo1frevo9

Gastronomia