Eventos/Agendas

Paraíba sedia Encontro Nacional de Centrais de Negócios

Atualizado em: 14/09/2015

paraiba negocios

Para estimular e ampliar a formação e o desenvolvimento das redes de negócios, o Sebrae e órgãos parceiros irão promover nestas próximas quarta e quinta-feira (16 e 17) o 6° Encontro Nacional de Centrais e Redes de Negócios (Enacen), em Campina Grande (PB). O evento irá incorporar novos conhecimentos, ampliar parcerias e trocas de experiências para tornar os pequenos negócios ainda mais sustentáveis e competitivos.

    É a primeira vez que o evento será realizado na Paraíba e são esperados cerca de 600 participantes, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, a partir das 8h. “O Encontro vai oferecer aos participantes uma vasta programação com palestras, debates, talk shows e ampliação da rede de relacionamento e negócios”, destacou o diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim. Na Paraíba, há cerca de 30 redes em operação, sendo que 19 já contam com o apoio do Sebrae.

    Entre os especialistas e consultores que participarão do evento, estão Renato Meirelles (SP), Márcio Borges (MG), André Ramos (RS), Vera Elizabeth Correa (RS), Marcelo Dória (SP), Renato Santos (DF), Lucas Ribeiro (PR), Patrícia Palermo (RS), Leila Navarro (SP), além dos paraibanos Francisco Nunes e Amazan.

    As Centrais de Negócios são associações de empresários de micro e pequenas empresas ou produtores rurais que se unem para competir no mercado com grandes empresas. Entre os benefícios dessa união estão o maior poder de compra, negociação, acesso à tecnologia e crédito. “Geralmente, as micro e pequenas empresas têm pouco poder de barganha com os fornecedores, tanto em relação a preço, como em relação a prazo de pagamento das mercadorias. As redes e centrais ajudam a superar isso”, disse o gerente do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda.

    De acordo com a gestora do projeto de Redes e Centrais de Supermercados do Sebrae em Campina Grande, Maria de Lourdes Machado, o evento trará grande visibilidade ao Estado e será importante para os empresários locais. “Campina Grande possui uma boa infraestrutura para realizar o encontro nos padrões do Comitê Gestor do Enacen. Temos um Centro de Convenções, rede hoteleira, bons restaurantes e tem um projeto do Sebrae que atende esse tipo de negócio”, disse a gestora.

    O evento já ocorreu nas cidades de Salvador (BA), Natal (RN), Foz do Iguaçu (PR), Fortaleza (CE) e Belo Horizonte (MG). A realização é do Sebrae Paraíba com apoio do Sebrae Nacional, Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), Clube de Diretores Lojistas (CDL), Associação dos Supermercados, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Fecomércio, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa Econômica.

Cooperação e fortalecimento
    A Central de Negócios é um projeto do Sebrae que tem o objetivo de estimular a cultura da cooperação entre grupos de empresários do mesmo segmento. Eles buscam o fortalecimento, rentabilidade e competitividade. O projeto contribui para o fortalecimento e a revitalização das pequenas empresas. Conforme Maria de Lourdes, por meio de ações conjuntas de compra, venda e promoção tornam-se mais fortes para superar dificuldades e gerar novas oportunidades e benefícios para toda a cadeia de produção e distribuição.
    No Estado são cerca de 30 redes em operação. Entre os segmentos de empresas que já atuam em conjunto, na Paraíba, estão supermercados, lojas de material de construção, móveis, farmácias, indústria de calçados, pet shop, têxtil e oficinas mecânicas. Atualmente, o Sebrae atende mais de 150 empresas que estão espalhadas em 61 municípios nas centrais. Nas 18 cidades mais populosas, esses empreendimentos empregam de forma direta cerca de dois mil colaboradores.

Serviço
6º Encontro Nacional de Centrais e Redes de Negócios (Enacen)
Data: quarta e quinta-feira (16 e 17)
Hora: 8h às 18h
Local: Centro de Convenções Raymundo Asfora – Garden Hotel – Campina Grande/PB

Fonte: UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA.

Eventos/Agendas