Eventos/Agendas

Mulheres mostram força empreendedora na Brasil Mostra Brasil.

Atualizado em: 28/07/2016

brasilmostrabrasil

A força do empreendedorismo feminino vai ganhar espaço durante a 22ª edição da Feira Brasil Mostra Brasil, no Centro de Convenções, em João Pessoa. O evento começa nesta sexta-feira (22) e realiza pela primeira vez a Feira de Mulheres Empreendedoras da Paraíba. Cerca de 30 empreendedoras participarão da ação, que tem como objetivo estimular a divulgação de produtos e serviços oferecidos por empresárias paraibanas de diversos segmentos, como moda, beleza, eventos e bem-estar.

 

De acordo com a analista técnica do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, a I Feira de Mulheres Empreendedoras da Paraíba é resultado da articulação do Sebrae Paraíba e dos organizadores da Feira Brasil Mostra Brasil, em parceria com o Fórum de Mulheres de Negócios e a Rede Mulheres Empreendedoras. “O incentivo ao empreendedorismo feminino é fundamental para o crescimento e desenvolvimento econômico de uma região. Na Paraíba não é diferente, o número de mulheres que está à frente de negócios no Estado vem crescendo. A Brasil Mostra Brasil é uma excelente oportunidade para mostrar o potencial dos empreendimentos comandados por mulheres”, disse a analista.

 

Dados da Receita Federal revelam que na Paraíba, dos quase 88 mil microempreendedores individuais (categoria empresarial que fatura até R$ 60 mil por ano), 45,8% são mulheres. Em 2012, o percentual de mulheres à frente desses negócios era 39%, um acréscimo de quase sete pontos percentuais em quatro anos.

 

Entre os microempreendedores individuais na Paraíba, as mulheres estão no comando, principalmente, dos salões de beleza, de empresas de fornecimento de alimentos preparados para consumo domiciliar; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; comércio varejista de artigos de joalheria; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.

 

“A feira vai ressaltar o papel da mulher na economia, na sociedade, como geradora de emprego e renda, mostrando que mesmo neste período de crise econômica que estamos vivenciando, existem formas de ampliar mercado, com ideias inovadoras e simples. No papel de articulador, a missão do Sebrae é cumprida, facilitando o acesso de empreendedores em um  evento com este”, destacou Regina Amorim.

 

De acordo com uma das organizadoras da I Feira de Mulheres Empreendedoras da Paraíba, Mariana Carneiro, que é empresária e está à frente do grupo virtual “Mulheres Empreendedoras da Paraíba”, as participantes esperam fomentar negócios e divulgar seus produtos e serviços, além de fazer vendas. “Estamos sempre fazendo pequenos eventos e já tínhamos a ideia de fazer uma feira com nossos produtos e serviços, mas não havíamos conseguido. Somente agora, com o apoio importantíssimo do Sebrae será possível”, disse Mariana Carneiro.

Fonte: Assessoria

Eventos/Agendas