Eventos/Agendas

Inova Sertão começa nesta quinta-feira (16) em Sousa

Atualizado em: 15/10/2014

inova sertão

Começa nesta quinta-feira (16), na cidade de Sousa, a Feira de Inovação dos Pequenos Negócios do Sertão Paraibano (Inova Sertão), maior evento de estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento da região. Realizado pelo Sebrae Paraíba, o evento está na segunda edição e terá exposições, cursos, palestras, oficinas, clínicas tecnológicas e atrações culturais até domingo (19). A expectativa dos organizadores é que mais de 15 mil pessoas participem do evento, que faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem como tema o “Empreendedorismo Social como ferramenta de desenvolvimento local”. O evento será no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sousa.

O Inova Sertão contará com a presença de empresários dos setores de indústria, comércio, serviços, produtores rurais, empreendedores, técnicos, consultores, educadores, estudantes e a sociedade. “A proposta esse ano é fazer uma conexão entre os projetos de desenvolvimento econômico da região e as políticas públicas que estão em sintonia com os oito objetivos do milênio e envolver os empresários da região em atividades de capacitação e realização de parcerias”, disse o gerente da agência regional de Sousa, João Bosco da Silva.

O evento terá uma estrutura de três mil metros quadrados. Além da UFCG, o Inova Sertão conta com o apoio do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), prefeitura municipal, Banco do Nordeste e o patrocínio da BioExtratus, marca que atua com componentes naturais em sua linha de produtos de beleza. “É uma grande oportunidade para ampliar parcerias com as micro e pequenas empresas locais e mostrar como a preocupação da nossa marca com o meio ambiente pode também ser um diferencial para as empresas”, afirmou Carla Aprígio, representante da BioExtratus.

Durante o Inova Sertão acontecerão seis eventos paralelos, segmentados em diversas áreas, como o 1º Encontro de Prefeitos, 2º Seminário Festival da Beleza, que trará o ator e apresentador global Max Fercondini. Também serão promovidos o 2ª Seminário Sertanejo do Leite, 8º Seminário Sertanejo de Apicultura e Meliponicultura, 2º Seminário Sertanejo de Agroecologia, entre outras capacitações.

O Inova Sertão foi planejado com base no compromisso assumido pelo Sebrae com os 8 Objetivos do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que buscam tornar o mundo melhor, mais solidário e justo, através de ações de combate à pobreza e à fome, promoção da educação, da igualdade de gênero, de políticas de saúde, saneamento, habitação e meio ambiente. Os interessados em participar do evento podem ser inscrever no site http://inovasertao.sebraepb.com.br/. Na página, é possível conferir a programação detalhada do Inova Sertão.

2º Seminário Festival da Beleza
Cerca de 200 empresários da área da beleza se encontrarão no 2º Seminário Festival da Beleza, na cidade de Sousa, no Sertão paraibano. O evento ocorrerá dentro da programação da segunda edição do Inova Sertão. O Seminário será no domingo (19), das 14h às 20h, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), BR 230. Este ano, o ator Max Fercondini , apresentador de um quadro que fala sobre a Terra no novo programa da TV Globo, o “Como Será”, estará no evento.

1º Encontro dos Prefeitos
Um das novidades do (Inova Sertão é o Encontro de Prefeitos. Treze gestores públicos estarão presentes nesta quinta-feira (16), a partir das 19h, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sousa. Na ocasião, o Sebrae Paraíba fará a apresentação de um novo projeto para a cidade. O projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET), previsto para iniciar em janeiro de 2015, será apresentado aos prefeitos.

2º Seminário Sertanejo de Apicultura e Meliponicultura
Uma campanha de combate à desertificação será realizada no 8º Seminário Sertanejo de Apicultura e Meliponicultura. Cerca de sete mil mudas de Aroeira Pimenteira serão distribuídas, aproximadamente mil por cooperativa de apicultores. O Seminário ocorrerá na cidade de Sousa, nesta sexta-feira (17), a partir das 8h, no Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFPB), campus Sousa.

UFCG promoverá cursos, palestras e mesas-redondas
O conhecimento é algo levado a sério pelas Instituições de Ensino Superior. Para fortalecer mais a universidade e consolidá-la como parte importante no processo do desenvolvimento intelectual, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sousa, no Sertão paraibano, contribuirá com 37 capacitações durante o evento. Serão palestras, mesas-redondas e cursos em empreendedorismo, meio ambiente, cidadania e inovação tecnológica com alunos e professores, mestres e doutores da UFCG.

2º Seminário Sertanejo de Agroecologia
O 2º Seminário Sertanejo de Agroecologia vai expor um cenário propício à produção agroecológica. O evento será neste sábado (18), no auditório master da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na BR 230. O evento destacará a produção de alimentos agroecológicos, livre de agrotóxicos e com técnicas de preservação do solo e da água. Atualmente, Sousa é a cidade do Sertão que mais produz agroecologia, realizada por mais de 200 agricultores, conforme o consultor agroecológico do Sebrae, Levi Silva. O Sebrae apoia o grupo desde 2011 com orientação agroecológica de plantio, técnicas de manejo e encaminhamentos empresariais.
Fonte:UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING – SEBRAE PARAÍBA

Eventos/Agendas