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Especialista dá dicas para acompanhar os jogos da Copa do Mundo com diversão e saúde

Atualizado em: 13/05/2014

Brazuca - pauta Copa

Reunião em casa - pauta Copareunião Amigos - Pauta Copa

Nada melhor que reunir os amigos e familiares para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Para completar o time da diversão em casa, não podem faltar bons lanches e petiscos. Mas para esse time ser campeão de verdade, a nutricionista Tanara Ferreira, do Hapvida Saúde, dá 15 dicas deliciosas e saudáveis para aguentar a maratona de jogos. O melhor é que a maioria destas delícias está presente no nosso cardápio do dia a dia, especialmente para quem valoriza a culinária regional.

1 – Milho: As festas juninas chegam junto com a Copa e o milho é um dos protagonistas neste período. O vegetal é rico em fibras, vitamina E e poderoso antioxidante. Ainda ajuda a estabilizar o colesterol, proporciona sensação de saciedade por mais tempo e controla a taxa de açúcar no sangue.

2 – Azeitona: Comum como petisco durante os jogos, a azeitona possui poucas calorias, mas alto teor de sódio pela forma como é conservada. Atenção! Não é recomendada para quem tem pressão alta e retenção de líquidos.

3 – Cebola: A cebola dá aquele toque especial às refeições e aos petiscos. Até em espetinho de churrasco, cai bem. Ela é ótima fonte de nutrientes, que servem para melhorar o funcionamento da flora intestinal.

4 – Ovo: Se você está pensando em incluir o ovo no seu cardápio durante a Copa, a opção não poderia ser melhor. Alimento completo, tem todos as proteínas de origem vegetal. A gema é rica em vitamina A, mas deve ser consumida moderadamente.

5 – Sardinha: É ótima fonte de Ômega 3 e proteínas. A sardinha não tem tanta gordura saturada, como a carne vermelha e o frango. Além disso, dá para fazer receitas deliciosas, como patê e molhos.

6 – Tomate: Para uma refeição leve e cheia de energia, a dica é investir no tomate. O fruto tem função antioxidante e possui licopeno, substância que age na prevenção do câncer de próstata.

7 – Pipoca: Ótima opção de lanche para assistir aos jogos, a pipoca é rica em carboidratos e fibras, que dão disposição e saciedade. A quantidade ideal para consumo é de duas xícaras de chá, que equivale a uma porção dos grupos das massas.

8 – Tapioca: Prato tipicamente nordestino e que cai bem como petisco. De fácil digestão e sem glúten, essa delícia pode ficar ainda mais nutritiva, acrescentando chia ou linhaça. Os ingredientes a mais aumentam a saciedade e evitam picos de glicemia.

9 – Batata doce: A batata doce é a opção mais saudável para diabéticos. Rica em fibras, dificulta o processo de digestão, o que causa o aumento da saciedade, além de garantir a absorção lenta da glicose. A batata doce deve ser consumida de preferência cozida.

10 – Queijo: Petisco de todos os jogos, o queijo é indispensável também durante reunião com os amigos. É importante priorizar queijos com menor teor de gordura saturada, como minas frescal light, ricota e cottage.

11 – Peito de peru: Para completar o time dos petiscos, o peito de peru aparece como opção mais saudável que o presunto. Porém, atenção ao consumo exagerado. Mesmo sendo mais saudável, o peito de peru deve ser consumido em pouca quantidade, pela alta quantidade de sódio e conservantes.

12 – Açaí: Recarregue suas energias com açaí. Com certeza, sua torcida ficará ainda mais animada. A fruta também tem outros benefícios, como a ação antioxidante, que combate o envelhecimento e doenças cardiovasculares, e as boas gorduras, que darão maior sensação de saciedade.

13 – Chocolate amargo: Se a ideia é reforçar a sensação de bem-estar, o chocolate amargo cai bem. Ele tem maior quantidade de cacau e menor de açúcar, além de ser antioxidante.

14 – Maça: Entre as refeições, a maça pode ser uma alternativa aos petiscos. A fruta é uma fonte de carboidrato, fibra solúvel, além de ótima opção para quem tem colesterol alto. Ela possui propriedades antioxidantes, que previnem o envelhecimento e doenças cardiovasculares.

15 – Café: Está faltando disposição para torcer pelo Brasil? A dica é apostar no café, mas sem excesso. Fique de olho no açúcar do café e evite tomar muitas vezes durante o dia para não atrapalhar o sono.

Fonte: Assessoria de Comunicação

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