Eventos/Agendas

Como se comemora a Páscoa no Brasil e no Mundo

Atualizado em: 20/04/2014

pascoa6

A páscoa é uma tradição tipicamente cristão judaica, no entanto, mesmo em outros países do mundo onde predominam outras culturas, como é o caso da China, a páscoa também é comemorada e tem uma mensagem para passar onde a paz e a renovação são o ponto principal. A Páscoa está sendo comemorada hoje, dia 20 de abril. Essa data é válida para o Brasil e para demais países que seguem o calendário católico apostólico romano. Conheça como se comemora a páscoa no Brasil e no mundo, as curiosidades desta tradição em países como a China e Estados Unidos.

A páscoa é uma comemoração globalizada pois sua mensagem é mais atual do que nunca, a paz e o amor entre os homens, a renovação da fé e esperança de um mundo melhor.

pacoa1

Como é comemorada a páscoa no Brasil e no Mundo.

“Independente da data ou tradição ainda hoje somos homens e mulheres de passagens; somos filhos da Páscoa. Os mares existem; os cativeiros também. As ameaças são inúmeras. Mas haverá sempre uma esperança a nos dominar; um sentido oculto que não nos deixa parar; uma terra prometida que nos motiva dizer: Eu não vou desistir! E assim seguimos. Juntos. Mesmo que não estejamos na mira dos olhos. O importante é saber, que em algum lugar deste grande mar de ameaças, de alguma forma estamos em travessia.”(Pe. Fábio de Melo)

pascoa2

No Brasil e América Latina

O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A ‘caça ao ovo’ ou ‘caça ao cestinho’ também é utilizada.

Os festejos da Páscoa em todo o mundo possuem variações em suas origens e significados.

Na China

O ‘Ching-Ming’ é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa

As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia

A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses ‘ninhos’.

Nos Estados Unidos

A brincadeira mais tradicional ainda é a ‘caça ao ovo’, onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a ‘caça ao ovo’ é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

pascoa3

O que é Páscoa – O que se comemora nesta data comemorativa?

A páscoa é uma data comemorativa festejada em todo o mundo cristão e também no mundo judaico, são tradições milenares.
Agora que você já sabe como é comemorada a páscoa no Brasil e no mundo é hora de compartilhar com seus amigos. Seja você de qualquer cultura ou religião a maior mensagem que a páscoa passa em todos os lugares do mundo onde é comemorada é que: “Um dia um homem se sacrificou por nós, se renovou e ressuscitou para nos salvar”.

Fonte:Ivan Bottion

Eventos/Agendas