Eventos/Agendas

Carnaval 2014 em Joao Pessoa. A folia começou dia 20!

Atualizado em: 22/02/2014

carnaval6

A festa acontece de 20 de fevereiro a 1º de março em vários pontos da cidade, porém já no dia 18 de fevereiro foi a vez dos pequenos abrirem as comemorações do Carnaval no bloco Dindin de Manga. A abertura oficial do Folia de Rua ficou por conta do Monobloco, dia 20, no Ponto de Cem Réis. O Picolé de Manga foi à Avenida Epitácio Pessoa puxado pelos Aviões Elétricos, ontem,dia 21.

cvarnaval5
A prévia carnavalesca de João Pessoa terá, na noite desse sábado (22), o desfile dos bloco dos Atletas e Banho de Cheiro. As atrações são Xexéu (ex-Timbalada) e banda Play Way, respectitvamente. A concentração dos blocos que vai desfilar na Via Folia acontece a partir das 20h na divisa da Epitácio Pessoa com a Tito Silva, no bairro do Miramar. O Bloco dos Atletas desfila no Folia de Rua sem cordão de isolamento, diferente de quando foi criado em 1995, quando era necessário o uso de abadás. Mesmo saindo sem cordão de isolamento o bloco ainda atrai muitas pessoas, principalmente os esportistas. “Nossa previsão é de que esse ano 10 mil pessoas sigam o bloco”, comentou Antônio Toledo, o diretor do bloco.
Ainda no dia 22 sai o bloco Banho de Cheiro com a banda Play Way, formada por adolescentes que fazem uma mistura de axé, pagode e funk. O desfile dos blocos será finalizado às dez horas, na final da Avenida Beira Rio, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa.

carnaval7carnaval1
As Virgens de Tambaú, o bloco mais irreverente do Carnaval de João Pessoa, acontece no dia 23 de fevereiro a partir das 19h. O percusso segue pela Avenida Epitácio Pessoa. Serão 11 atrações, sendo que as principais são: Margareth Menezes, Liss Albuquerque e Banda Mega Axé. Segundo Euclides Menezes, um dos organizadores do bloco, a estimativa de pessoas presentes no Virgens de Tambaú este ano é de aproximadamente 500 mil, já que nos anos anteriores o bloco conseguiu levar às ruas cerca de 400 mil foliões.

carnaval2
Carlinhos Brown e Lucy Alves, serão os destaques do bloco Muriçocas do Miramar, que se concentra na Praça das Muriçocas, no dia 26 de fevereiro, a Quarta-Feira de Fogo. Com o tema “Alegria Campeã do Mundo”, o bloco Muriçocas do Miramar terá como homenageado o jogador paraibano da Seleção Brasileira, Hulk. A expectativa da organização é que cerca de 450 mil foliões acompanhem o bloco. Palcos serão montados na Praça das Muriçocas e diversos trios elétricos descerão pela ‘Via Muriçocas’, que contará com camarotes e arquibancada. Será proibida a colocação de veículos, caminhões e paredões de som ao longo de toda via.
A tradicional serenata do Acorde Miramar ganhará as ruas do bairro do Miramar às 23h59 da terça-feira, dia 25 de fevereiro. Com concentração na Praça das Muriçocas, os foliões estão convidados a pegar seus violões, batuques, bandeirolas e outros instrumentos musicais, e sair pelas ruas anunciando a chegada da tão esperada Quarta-feira de Fogo. Antes de sair às ruas, a folia já começa na própria Praça, com apresentações de grupos de cultura popular e orquestras de frevo. Os foliões estão convidados a chegar no Acorde Miramar vestidos com pijamas, camisolas, meias e arrastando lençóis e travesseiros avenida a fora, parecendo literalmente que deram um pulo da cama para cair na folia.
O Bloco Portadores da Folia, da Fundação Centro de Apoio Integrado ao Portador de Deficiência (Funad), vai desfilar no dia 25 de fevereiro com o tema “Na Folia, Acessibilidade é Gol”, uma homenagem à Copa do Mundo. O desfile do bloco reúne pessoas com deficiência, familiares e simpatizantes da agremiação. O trajeto será da Praia do Cabo Branco até o Largo da Gameleira, em Tambaú. A concentração, que começa às 15h, no final da Avenida Beira Rio, será animada pela Banda Acredite, do Centro Helena Holanda. Durante o percurso, os foliões serão conduzidos por uma banda de frevo.

carnaval3

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto “Carnaval 2014 – João Pessoa de Todos os Ritmos” unirá a prévia do Folia de Rua, o Carnaval Tradição (veja a programação) e os festejos de bairros. A comemoração será descentralizada para os polos de Mangabeira, Rangel e Mandacaru. De acordo com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), a programação musical nos polos, que acontecerá de 28 a 1º de março, será diversificada, com bandas de axé, forró e samba.
Confira abaixo o calendário oficial do “Folia de Rua”,carnaval 2014 de João Pessoa.

Quinta-feira, dia 20
Ponto de Cem Reis – 19h
Abertura com Monobloco e Orquestra Spock

Sexta-feira, dia 21
Picolé de Manga – 19h
Aviões do Forró, Ramon Schnayder, Amazan Elétrico, Samba da Elite, Liss Albuquerque, Gracinha Teles e Diana Miranda

Sábado, dia 22
Bloco dos Atletas – 19h
Xexéu (ex-Timbalada) e Banho de Cheiro: Play Way

Domingo, dia 23
Virgens de Tambaú – 19h
Margareth Menezes, Eletricaz, Liss Albuquerque, Eudinho Arruda, Jairo Madruga e Rayane Stefanny

Segunda-feira, dia 24
Bloco da Melhor Idade
Orquestras de Frevo

Muriçoquinhas
Diana Miranda e Palhaço Pipi

Quarta-feira, dia 26
Muriçocas do Miramar – 19h
Carlinhos Brown, Lucy Alves, Gracinha Teles, Fuba e Mayara Gonçalves

Sexta-feira, dia 28
Cafuçu – 19h
Orquestras de Frevo e DJs

Confira a programação dos Polos Carnavalescos:

Mangabeira (Praça do Coqueiral)

Dia 28/02
20h – Bateria da Malandros do Morro
21h – Totonho
22h30 – Rayanne Steffany

Dia 1/03
20h – Urso Panda
21h – Forró da Burguesinha
22h30 – Swing Estourado

Rangel (Praça da Amizade)

Dia 28/02
20h – Bateria Império do Samba
21h – Swing Levado
22h30 – Pressão Hits

Dia 1/03
20h – Urso Amigo Batucada
21h – Nosso Jeito
22h30 – Toque de Samba

Mandacaru (5 Bocas)

Dia 28/02
20h – Afoxé Orin Axé
21h – Banda Abala
22h30 – Banda Bereguedê

Dia 1/03
20h – Urso Macaco Louco
21h – Forró Primeira de Luxo
22h30 – Samba da Elite

Fonte:MF com assessoria

 

Eventos/Agendas