Eventos/Agendas

Evento global ensina a testar e validar um negócio em apenas um final de semana

Atualizado em: 05/07/2017

Logo JP-01

O Startup Weekend Women – SW Women chega à Paraíba para ensinar maneiras acessíveis de conceituar, testar e lançar um produto ou serviço viável no mercado. O formato é o mesmo usado em 135 países e já lançou várias startups de sucesso como o aplicativo Easy Taxi, no Rio de Janeiro. Este é o primeiro SW Women do Nordeste em 2017 e o foco é fomentar o empreendedorismo feminino, mas os homens serão sempre bem-vindos. A ação é realizada por organizadores locais e facilitadores de fora do Estado. O Brasil já realizou o maior SW Women do mundo, com cinco eventos simultâneos em 2016. Em julho de 2017, o SW Women terá etapas em João Pessoa (7,8 e 9) e Campina Grande (16, 17 e 18).

 

No SW Women, um grupo de indivíduos se encontra para compartilhar ideias. A experimentação é intensa e não existe hierarquia. Até mesmo o fracasso pode ser  uma oportunidade de aprendizagem. É uma oportunidade para iniciar e lançar uma startup. “Trata-se de aprender a viabilizar um negócio. Os participantes embarcam em um processo de interação para validar uma ideia e até criação de protótipos para apresentar aos jurados”, explica Denise Lemos, da equipe de organização que trouxe a primeira SW Women do Brasil, na Paraíba em 2014. Sua experiência inclui a participação na SW Education em Recife e da SW em João Pessoa. Ela também atuou como mentora da SW nas edições 2015 e 2016 em Campina Grande.

 

No evento há também os facilitadores, que agem de forma remota e,  no evento, são o elo entre organização, participantes, mentores e jurados. Rayanne Nunes é a facilitadora da etapa João Pessoa. Ela acumula experiência neste ambiente. Já esteve em quatro edições como participante (João Pessoa, Florianópolis e duas vezes em Recife) e foi facilitadora em três edições da SW Women. Ela ressalta que o evento tem o papel de aproximar as mulheres da tecnologia e dos negócios de forma agradável para que se sintam à vontade. “O meu papel é garantir que todos os envolvidos tenham uma experiência única”, diz. Sua expectativa de voltar à João Pessoa é a melhor possível. “A cidade sediou o primeiro SW Women do Brasil em 2014 e estava na equipe vencedora naquela edição”, diz.

Rayanne_Nunes_Facilitadora_Startup_Weekend_Women

Rayanne Nunes, facilitadora em João Pessoa

De acordo com levantamentos da Techstars, organizadora mundial do Startup Weekend com apoio do Google for Entrepreneurs e a Kaufmann the Foundation of Entrepreneurship, o projeto Women tem como objetivo aumentar o protagonismo feminino no mundo dos negócios.

 

Para Victoria Mutran, facilitadora do evento em Campina Grande, o Projeto Women tem contribuído para o aumento da participação feminina em nos Startup Weekend temáticos. “No SW Smart Cities São Paulo, que facilitei em maio, já houve um aumento: 40% do público era composto por mulheres”, revela. Victoria também acumula experiência. O primeiro evento que organizou foi um Startup Weekend em um barco em Belém — cuja orientação era criar soluções inovadores para a comunidade ribeirinha.  Além disso,  já facilitou o SW Women em 2015, em Belém e, em 2016, em São Paulo. “A SW Women contribui para fomentar líderes na própria comunidade. Em Campina Grande, minha tarefa é garantir que todos os participantes tenham uma experiência transformadora”, diz.

Victoria_Mutran_Facilitadora_Startup_Weekend_Women_CG

Victoria Mutran, facilitadora em Campina Grande

Para Fábio Bandeira de Mello, da equipe organizadora do SW Women,  participar é uma oportunidade por vários motivos.  Entre eles, fazer networking. “Estar perto de outras pessoas com o mesmo ânimo de empreender ajuda a garantir sugestões para o seu negócio. Os mentores também trazem vários contribuições. É um aprendizado muito rico — mesmo para quem já tem um negócio formatado”.  Mello foi mentor no Startup Weekend em 2015 e 2016 em Campina Grande e revela que é muito interessante acompanhar a evolução do pensamento sobre negócios. “A pessoa chega com um pensamento ‘quadrado’ e sai totalmente transformada pelo processo conduzido pela metodologia. Verificar esta jornada é realmente muito gratificante”. Esta é a primeira vez que ele faz parte da organização de um SW Women. “Todos nós somos voluntários. Neste ecossistema todos colaboram. É um trabalho feito com amor para contribuir com a economia do Estado da Paraíba e do país, sobretudo, para ajudar a transformar a vida das pessoas”, diz.
O evento tem o incentivo do StartPB programa de fomento à inovação do Sebrae-PB. A organização do SWWomen oferece cotas de patrocínio e apoio para a realização da ação empreendedora nas duas cidades. Para solicitar informações entre em contato com Denise Lemos por email (deniselemos@portalmulherdefato.com.br) ou Fábio Bandeira de Mello (fabio@administradores.com.br)

 

Startup Weekend Women
7, 8 e 9 de Julho em João Pessoa: Sebrae_PB – Av. Maranhão, 983 – Bairro dos Estados

14, 15 e 16 de julho em Campina Grande: Zazen Cowork Space – Av. República Francesa, 35 – Bairro Nações

 

As inscrições devem ser feitas no Sympla:

Em João Pessoa: http://bit.ly/SWWomenJP

Em Campina Grande: http://bit.ly/SWWomenCG

 

Para saber mais sobre os organizadores, mentores e jurados, há uma página do evento na comunidade Techstars.

 

Contatos para entrevistas:

Denise Lemos – 83 98889-5963 – deniselemos@portalmulherdefato.com.br

Fabio Bandeira de Mello – 83 98858-7786 – fabio@administradores.com.br

 

Assessoria de Imprensa:

Maximize Comunicação e Marketing
Sandra Vasconcelos – 83 99824 6666

sandravasconcelos.press@gmail.com

 

Eventos/Agendas