Estilo

Batom: a cor ideal para cada tom de pele

Atualizado em: 14/05/2014

batom

Nem sempre o batom da moda fica bem para todas. Isso porque cada tom de pele combina melhor com determinadas cores. Os tons marrons, por exemplo, ficam ótimos nas morenas, no entanto, não favorecem as mulheres de pele branca. Assim como o vermelho em tom aberto destaca as orientais, mas não cai bem na pele negra.

“Realmente existem cores específicas que valorizam cada tom de pele. Porém há algumas que todas elas podem apostar sem medo. Por exemplo o vermelho de tom intermediário, que não seja aberto, puxado para o alaranjado, e fechado, indo para o vinho”, exemplifica Giovanna Morrell, gerente de expertise em maquiagem da Contém1g.

A maquiadora aproveita ainda para deixar a dica da cor do inverno: o batom vinho e em textura matte, ou seja sem brilho. “É coringa, fica bem em todas as peles. Mas se for usá-lo durante o dia, depende muito da atitude da mulher. As mais ousadas podem apostar com certeza. Já as mais conservadoras devem usar a cor só à noite”. A cor vermelha e os tons metalizados também vão ser destaques nos dias mais frios no Brasil.

“Loiras, ruivas, orientais, morenas e negras, todas elas podem usar batons metalizados, exceto se tiverem pele oleosa. Se resolverem usar, não podem deixar a pele sem primer ou fluido matificante para segurar a oleosidade. Caso contrário, pele e boca brilhando fica exagerado. Se não quiser errar, o melhor para as mulheres de pele oleosa é usar batons de texturas cremosas ou matte”.
Loiras e ruivas: rosa para o dia e cereja para a noite

batom1

Para as saídas diurnas, as mulheres de pele clara devem apostar em rosa claro, pêssego ou melancia. Já à noite, a dica é usar as cores vermelho intenso ou cereja. “Dá um contraste chique com a pele”.

O batom nude também é indicado para as loiras e ruivas. Porém, o certo é usá-lo um tom acima da cor dos lábios, “para criar um contraste leve e atual”. Outra ressalva do nude é que o tom precisa ser sempre mais escuro do que a cor dos dentes.

Gosta de brilho labial? O rosado cintilante cai bem. E há tons que precisam ser evitados pelas mulheres de pele clara: os marrons. “Eles ‘apagam’ o rosado da pele”.

Orientais podem ir de pink para a balada

batom2

O bege e o rosa antigo são as cores de batons que combinam com o dia a dia das orientais, segundo a maquiadora. No caso do brilho labial, os tons dourados, desde que cintilantes, são os mais indicados.

Para a noite, a maquiadora indica vermelho e pink. “Aquecem e dão vida nova ao visual. Vermelho escuro deixa o look sério, enquanto o rosa vibrante diverte e substitui o vermelho sem perder a pose!”.

Do laranja aos tons terrosos para as morenas

batom3

Para o dia, laranja e coral. “Ambos os tons colorem o look. Para deixar o visual básico, vá de tons café. Brilho labial terroso combina com as morenas’.

Terracota e bordô realçam a pele das morenas à noite. Já os vermelhos em tons muito abertos devem ser evitados.

Brilho transparente favorece mulheres negras durante o dia

btom5

“Esse tipo de brilho dá ao rosto um frescor luxuoso para o dia a dia. Se preferir colorir os lábios, tons de marrom rosados ou alaranjados são os indicados’.

Para um look noturno, anotem: batom ameixa, vinho ou roxo com brilho. “E os batons com acabamento aveludado, que deixam o visual mais chique”. Fuja de tons muito abertos.

Vermelho combina com todas

batom6

“Prefira um vermelho de tom intermediário, nem tão aberto – puxado para o alaranjado, nem fechado – indo para o vinho. Mulheres de todos os tons de pele arrasam com essa cor”, opina Giovanna Morrell. Da Contém 1g, procure por “Rubi Mate”.

Cor vinho e textura matte para o inverno

batom7

Vinho em tom mais fechado é a cor ideal para esse friozinho. A textura que será tendência é o matte.

“Fica bem em todas as peles. Porém para usá-lo de dia, depende da atitude da mulher. As mais ousadas podem apostar com certeza, mas para as conservadoras, o melhor é só usar à noite”. Quer procurar o tom na Contém 1g? É o “Berry Noir Mate”.

Mas, de acordo com a maquiadora, o inverno não necessariamente pede tons mais fechados. “A outra cor chave da estação é o vermelho (da marca, procure por “Red Carpet Mate”), que é bem aberto. Mas os tons metalizados também estarão fortes nesta temporada. A única ressalva é que não combina com todos os tipos de pele. “Loiras, ruivas, orientais, morenas e negras, todas elas podem usar, exceto se tiverem pele oleosa. Se resolverem usar, não podem deixar a pele sem primer ou fluido matificante para segurar a oleosidade. Pele e boca brilhando fica exagerado. Se não quiser errar, o melhor para as mulheres de pele oleosa é usar batons de textura cremosa ou matte”.

Fonte:MSN

Estilo