Esporte

Você sabe escolher o esporte certo para o seu filho?

Atualizado em: 12/02/2014

natação

Você tem dúvidas na hora de escolher um esporte para o seu filho praticar? São tantas opções, como judô, ballet, natação…Porém, muitas vezes, não sabemos qual seria o melhor para ele ou ela, não é mesmo?

De acordo com o pediatra Abelardo Bastos Jr., cada faixa etária possui habilidades específicas e isso deve ser levado em conta na hora de escolher o esporte.

— Crianças de até sete anos têm maior facilidade com esportes que envolvem velocidade. As de sete a nove se encaixam melhor em atividades que exijam equilíbrio e postura. Já na faixa entre dez anos e 12 anos as atividades que requerem o uso de estratégias complexas da memória são as mais indicadas.
Atividade física melhora o desempenho profissional

O pediatra ainda explica que a atividade física realizada por crianças e adolescentes, além de ser uma forma de inserção social, faz muito bem à saúde. Praticar algum esporte evita a obesidade, problemas cardíacos, ansiedade, depressão, diabete e contribui para uma melhor qualidade de vida na fase adulta.

Prática de atividade física só promove ganhos à saúde

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que crianças a partir de cinco anos, realizem pelo menos 60 minutos de atividades aeróbicas por dia.

Veja o esporte mais adequado:

Até 7 anos: natação, corrida, salto, futebol, capoeira, surfe, danças, ginástica rítmica e olímpica;
7 anos até 10 anos: ciclismo, atletismo;
11 anos até 13 anos: esportes de resistência como atletismo, ginástica, esportes com bola, salto ornamental e lutas;
Acima de 13 anos: esportes competitivos em geral

Fonte:R7

esportes1

Esporte