Esporte

Treinos funcionais para mulheres na menopausa

Atualizado em: 09/11/2017

menopausa

Preparada para começar os treinos funcionais para mulheres na menopausa? Não se esqueça de usar um tênis confortável e roupas leves, bem como, filtro solar e um chapéu caso a execução do circuito seja ao ar livre. E o mais importante sempre, Cuide-se!

 

 

 

Você está cansada de sofrer com os sintomas da menopausa? Há uma solução para o seu sofrimento! Uma não, duas! Faça um tratamento natural para amenizar todos os desconfortos causados pela queda hormonal e comece agora mesmo a fazer treinos funcionais para mulheres na menopausa.

Nem pense em dar a desculpa que você não gosta de frequentar academias e, que os exercícios propostos pelo instrutor são muito repetitivos, pois o treino funcional pode ser feito em qualquer espaço que lhe ofereça segurança e conforto – e o melhor: você pode determinar o circuito que você irá executar. Isso não é fantástico?!

Treinos funcionais para mulheres na menopausa

Os treinos funcionais para mulheres na menopausa têm por objetivo, tonificar todos os músculos do corpo, melhorar a agilidade, o equilíbrio, a concentração, a coordenação motora, a flexibilidade, o sistema cardiorrespiratório e é claro, é ótimo para quem deseja emagrecer.

Por ser uma atividade física que necessita de poucos objetos auxiliares (quase sempre os que são utilizados fazem parte do próprio ambiente em que está se executando o treino funcional), os treinos funcionais para mulheres na menopausa se adéquam a todos os bolsos e necessidades. É o tipo de atividade física que pode ser realizado por qualquer classe social e de acordo com as limitações de cada mulher.

Vale ressaltar, que dependendo das suas condições físicas é de suma importância procurar profissionais especializados para se obter o respaldo e instruções necessárias para a sua saúde. Veja a seguir três circuitos de intensidade moderada de treinos funcionais para mulheres na menopausa, para quem quer dar um basta no sofrimento agora!

Passo a passo do circuito – um corpo mais firme!

Você irá precisar nesse circuito dos objetos abaixo:

Uma corda de adulto;
Dois halteres (pesinhos) ou duas anilhas (peso em formato de rosca);
10 metros de corda (média).
Não desmotive caso você não tenha halteres ou anilhas em sua casa, lembra que foi mencionado na matéria que os treinos funcionais para mulheres na menopausa contemplavam todas as classes sociais? Portanto, você pode utilizar garrafas pet de (500 ml) com água, areia ou qualquer outro elemento que possa contribuir com peso, caso você queira aumentar a intensidade e deixar os seus músculos ainda mais enrijecidos, mas lembre-se: mantenha a moderação no início para não deixar o seu corpo fadigado.

Início do circuito

 

corda

Pulando corda
Pegue a corda pelas extremidades;
Alinhe seus pés sobre o chão;
Os saltos devem ser alinhados (com os dois pés unidos);
Pule quatro séries de 20 saltos.
Braços mais fortes

elecavao]
Pegue os dois halteres (garrafas);
Alinhe seus pés na altura dos ombros e flexione levemente os joelhos;
Os seus braços inicialmente devem ser mantidos ao lado corpo e segurando os halteres (garrafas);
Levante seus braços sem modificar a posição deles. Atenção não os flexione;
Retorne para a posição inicial de forma branda;
Faça cinco séries de 10 repetições.
Pernas e bumbum durinhos!

perna e bumbum
Alinhe os pés sobre o chão de forma afastada;
Flexione levemente as pernas;
Deixe os braços esticados próximos ao quadril;
Segure os halteres (as garrafas);
Agache levemente para que não haja impactos em sua coluna;
Levante-se e retorne à posição inicial;
Fique atenta a sua postura;
Faça quatro séries de 15 repetições.
Ondulação vertical da corda naval

ondulacao naval

Amarre a corda em uma árvore, cadeira, portão, coluna ou em qualquer local que sustente a corda. Afasta-se do local que a corda está amarrada deixando-a com o comprimento adequado para fazer as ondas.

Em posição de agachamento isométrico;
Os pés afastados na base do quadril e tronco;
Deixe os joelhos levemente flexionados;
A coluna ereta;
Segure as extremidades da corda com ambas às mãos;
Realize a ondulação da corda verticalmente;
Alterne os braços subindo e descendo em uma velocidade rápida.
Faça quatro séries de 20 minutos.
Atenção! Lembre-se que é um circuito, portanto, os exercícios devem ser realizados sequencialmente. Alterne as séries, exemplo: faça uma séria de corda, uma de elevação de braço, uma de agachamento e uma ondulação. Recupere o fôlego e inicie novamente a atividade.

Você pode variar o local de execução. Que tal fazer o circuito em uma praça ou parque do seu bairro? Quanto mais você variar o ambiente em que a atividade é executa, mais você se sentirá motivada em fazer os exercícios.

Atividades-meia-idade

Chame um grupo de amigas para deixar o circuito ainda mais contagiante! Vocês podem compartilhar os objetos, enquanto uma pula a corda a outra faz o agachamento. O importante é não ficar parada! Mova-se!

Você verá o quanto melhorará a sua qualidade de vida, a sua disposição física, o seu humor, o seu sono e o melhor de tudo os incômodos da menopausa serão apenas mais uma página virada da sua vida.

Gostou? Conte para nós do Portal Mulher de Fato, como foi a sua experiência.

Esporte