Esporte

Após bater Vettel, Susie desconversa sobre vaga de titular: “Ainda é cedo”

Atualizado em: 16/05/2014

susie

O “azarão” Pastor Maldonado, da Lotus, foi o piloto mais rápido do último dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Barcelona, na Espanha. Mas os holofotes estavam voltados para Susie Wolff, que pilotou pela primeira vez o FW36, carro da Williams guiado pelos titulares Felipe Massa e Valtteri Bottas. A escocesa de 31 anos, pilota de desenvolvimento da escuderia britânica, completou 55 voltas no circuito catalão e cravou o quinto melhor tempo (1m27s280), à frente de Jules Bianchi, da Marussia, e do tetracampeão Sebastian Vettel, da RBR.

f1De macacão, Susie Wolff posa para fotografia em uma praia de Barcelona, na Espanha (Foto: Reprodução / Twitter)

Apesar do bom resultado em seu primeiro contato com o novo carro, a pilota é cautelosa ao ser confrontada sobre a possibilidade de assumir uma vaga de titular nos próximos anos. O contrato de Susie com a Williams prevê a oportunidade de guiar, ao longo de 2014, o FW36 em dois treinos livres das sextas-feiras, em GPs ainda não definidos. Desta forma, a escocesa se tornará a primeira mulher a participar de um fim de semana de GP desde a italiana Giovanna Amati, que disputou treinos classificatórios em 1992.
– É definitivamente muito cedo para falar sobre isso. O que posso dizer é que estou muito orgulhosa de fazer parte desta equipe e ter a oportunidade de provar o meu talento a mim mesma. Hoje foi bom, mas as sessões de treinos livres nas sextas-feiras são o próximo foco, e estou tentando não pensar muito à frente. Claro que é o sonho de qualquer piloto estar no grid de largada, mas a F-1 é um esporte muito competitivo, e há muita gente talentosa tentando uma vaga. Minha opinião pessoal é que uma mulher vai ser titular num futuro próximo. Os carros exigem cada vez menos do físico. Acho que isso vai acontecer – afirmou a escocesa, em entrevista à “BBC”.

f2Pilota de desenvolvimento da Williams fez o quinto melhor tempo e superou Sebastian Vettel (Foto: Divulgação)

A chefe-adjunta da equipe inglesa, Claire Williams, já deixou claro que não há planos para que Susie assuma uma vaga de titular nos próximos anos. Apesar disso, o resultado obtido nesta quarta-feira aumenta o prestígio da pilota no time de Grove. No ano passado, a escocesa guiou o FW35 nos testes de novos pilotos realizados em Silverstone, na Inglaterra, e registrou o nono melhor tempo. Naquela ocasião, a tabela foi liderada justamente pelo alemão Sebastian Vettel, superado desta vez pela representante feminina da Williams. Apesar disso, Wolff garante que não se preocupou com o desempenho dos adversários em Barcelona.
– Eu não olhei para a tabela de tempos. Eu tinha minhas próprias metas pessoais e também procurei atender aos objetivos do time. Eles tinham suas expectativas sobre o que eu deveria atingir em cada conjunto de pneus, e este era o meu alvo. Eu sinto que tenho um longo trabalho pela frente, para me preparar para as sessões de treinos livres, porque este carro é muito diferente de pilotar. Eu fiz boas voltas hoje, mas o estilo de condução é muito diferente – avaliou Susie.

f3
Apesar de o acordo de Susie prever a participação da escocesa em dois treinos livres da sexta-feira, o terceiro piloto da Williams é o brasileiro Felipe Nasr, de 21 anos. O brasiliense assinou com a escuderia britânica para desempenhar o papel de piloto reserva e de testes, com o direito a participar de um determinado número de treinos livres, não divulgado pela equipe. Nasr guiou pela primeira vez o FW36 em fevereiro, apenas um dia após ser anunciado oficialmente.

Fonte:G1

Esporte