Especial MÃES

Até onde vai o amor de uma mãe?

Atualizado em: 20/05/2014

foto1

De onde vêm as ideias que mudam o mundo e quais são as histórias de vida por trás delas? Nem sempre as grandes invenções surgem em laboratórios de ciência ou ilustres centros de pesquisa – e Debby Elnatan sabe muito bem disso. Mãe de Rotem que, aos dois anos apresentou uma paralisia cerebral, Debby via o filho em uma cadeira de rodas, exercendo poucos movimentos. Foi então que ela decidiu criar um equipamento por meio do qual Rotem pudesse sentir o que é dar os primeiros passos, caminhar, brincar em um balanço e, enfim, ser um pouco mais livre.

A invenção ganhou suas primeiras versões quando Rotem tinha poucos anos de idade mas o equipamento que está mudando a vida de muitas crianças está sendo lançado agora, quando o filho de Debby já é adulto. Na foto, a inventora do Upsee apresenta a novidade à pequena Bethanny.

Descubra na galeria a seguir um pouco mais sobre a invenção que tem levado alegria a crianças e famílias pelo mundo!

foto2

Musicoterapeuta e extremamente zelosa, Debby Elnatan passou os últimos anos de sua vida conhecendo de perto os danos provocados pelas limitações motoras. A britânica é mãe de Rotem, um menino de três anos, que tem paralisia cerebral e que, até então, nunca havia conhecido a sensação de caminhar sobre as próprias pernas.

foto3

Enquanto notava a liberdade das outras crianças correndo, brincando e se divertindo pelos parques, praças e escolas, Debby decidiu fazer alguma coisa que possibilitasse a Rotem experimentar as sensações de ser um pouco mais livre. Foi então que a mamãe inglesa teve a ideia de projetar um suporte que se fixasse às suas próprias pernas, possibilitando que Rotem se movesse enquanto ela caminhasse.

foto4

O produto consiste em uma cadeirinha (que pode ser montada de forma horizontal) super versátil que também oferece alternativas para vários outros momentos do dia a dia. O suporte se adapta a carrinhos de supermercado, brinquedos (como um balanço), mesas de jantar e até mesmo a cadeiras de balanço.

foto5

Para colocar no mercado a invenção, que ganhou o nome de Upsee, Debby foi atrás de possíveis fabricantes do produto. Até que escolheu a Leckey, uma empresa especializada em produtos para crianças com dificuldade de locomoção com um ilustre histórico de desenvolvimento de equipamentos para deficientes físicos. O produto pode ser adquirido por meio do site Firefly Upsee e custa cerca de US$ 220. Antes de ir ao mercado, ele foi testado por crianças do Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.

foto6

Várias crianças já foram beneficiadas pela invenção e, no site do produto, é possível conhecer algumas histórias encantadoras. É o caso de Maura McCrystal, mãe do pequeno Jack. Segundo ela, o produto ajudou seu filho a jogar futebol pela primeira vez: “o domingo passado foi um dos mais importantes para nós como uma família, uma vez que o nosso filho, Jack, foi capaz de jogar futebol no quintal com o pai, os irmãos e nosso pequeno cão Milly’, disse ela.

foto7

Revolucionário, o produto é a prova de que grandes ideias surgem de observações do dia a dia e, mais ainda, necessidades. O Firelfly Upsee partiu de uma mãe que queria dar mais liberdade ao seu filho e, de repente, tornou-se uma ponta de esperança para milhares de pessoas que passam por dificuldades com crianças deficientes em todo o mundo.

foto8

Clara Canale, gerente de pesquisa clínica e terapeuta ocupacional do Firefly, disse que o produto não apenas melhorou a interação entre a família e a qualidade de vida das crianças, como também tem potencial para ajudar no fortalecimento muscular, desenvolvimento cognitivo, mineralização dos ossos, além de fortalecer os músculos dos pais. “É maravilhoso ver este produto disponível para famílias em todo o mundo”, disse Elnatan, ao jornal “The Guardian”.

Fonte:BBC

Especial MÃES