Tot Coworking, primeiro ambiente de trabalho colaborativo da PB, completa um ano

Exercício: o melhor aliado para a saúde da mulher
1 de fevereiro de 2014
Google Maps ajuda indiano a reencontrar família
2 de fevereiro de 2014

Tot Coworking, primeiro ambiente de trabalho colaborativo da PB, completa um ano

Em janeiro de 2013, o então estudante de Administração do IFPB Jorge Wanderley inaugurava um projeto ousado para a Paraíba: o Tot Coworking, o primeiro espaço de trabalho do estado onde pessoas de diferentes formações e com inúmeros projetos na cabeça podem compartilhar suas atividades. Neste mês, o espaço completa um ano de vida e, como poucas empresas conseguem, já se destaca no cenário empreendedor de João Pessoa.

Cerca de 500 profissionais já passaram pelas dependências do Tot; atualmente são 22, que atuam como empreendedores ou profissionais autônomos nas áreas de tecnologia, administração, marketing digital, arquitetura, motion design e design gráfico. Os espaços são abertos e conectados, o que permite aos profissionais interagirem e trocarem ideias, mesmo que nunca tenham se visto antes. Essa atmosfera criativa potencializa as características inovadoras, tornando-se o ambiente ideal para empreendedores com projetos de alto impacto.

“Nosso estado possui muitos empreendedores, e muitos deles se complementam profissionalmente. O espaço de coworking vem justamente para poder juntar essas pessoas, proporcionar esse encontro a fim de impulsionar a criação de ideias inovadoras”, destaca Jorge. “É uma forma de desenvolver mais rápido a carreira profissional sem necessariamente estar sozinho nessa jornada, mas ao lado de outros pessoas em situações semelhantes, compartilhando suas experiências, dificuldades e contatos profissionais”, explica.

Não é apenas na natureza do espaço em si que consiste o diferencial do Tot. Em um ano de existência, o espaço tornou-se um dos principais pontos de encontros, meetups e eventos de empreendedorismo e startups. O Tot fez parcerias com o Sebrae PB, além de apoiar e servir de sede para eventos do Blackberry Dev Group, Google Developer Group João Pessoa, Startup Weekend João Pessoa e o Paraíba.js. Também foram realizados eventos em parceria com outros espaços de coworking pelo Brasil no Coworking Day (ocorrido em 9 de agosto).

Jorge Wanderley participou de palestras e debates em vários eventos de nível nacional para propagar o empreendedorismo, o conceito de colaboração na vida profissional e o coworking, tais como a Campus Party Recife 2013, BitWeek (UFPB – Mídias Digitais), Google I/O Extended (UFPB), NEGO (PB Júnior), Curso de Administração (IFPB), dentre outros.

O principal projeto para os próximos anos, segundo Jorge, é consolidar o espaço — embora propostas de expansão já tenham surgido ainda em 2013. “Atualmente nosso foco é em fortalecer o espaço que já temos com novas experiências para os usuários. Continuamos analisando algumas propostas, mas nada definido quanto à expansão ainda”, afirma.

 

Como funciona?

 

O Tot Coworking oferece espaços de trabalho de acordo com a demanda do cliente. Os planos flexíveis oferecem tanto a permanência de um dia (R$ 35) quando um mês completo (R$ 360), de forma que o profissional tem liberdade para criar seus próprios horários. Além das salas, há também espaços na área externa com piscina, um ambiente mais descontraído e tranquilo.

O espaço conta com uma sala de reunião climatizada e equipada com TV Full HD para até 5 pessoas e uma Sala de Ideias com livros, revistas e apostilas sobre vários temas como: administração, design, arquitetura, desenvolvimento e tecnologia. O espaço é perfeito para freelancers e empreendedores que querem um lugar tranquilo para trabalhar mas não podem alugar um ponto comercial.

Também são oferecidos água e café, além de uma copa/cozinha com geladeira, microondas e cafeteria para lanches e refeições, sem nenhum custo extra. Situado no Bairro dos Estados, o Tot fica próximo tanto à BR 230 quanto à Epitácio Pessoa, principal avenida da capital.

Fonte:MF

Cristiani Meller
Cristiani Meller, Analista Financeira e Gerente Comercial do Portal Mulher de Fato.

Os comentários estão encerrados.