Empreendedorismo

Startups paraibanas são selecionas em programa de capacitação nacional

Atualizado em: 03/04/2017

idea-1876659_1280

 

Seis projetos paraibanos vão fazer parte desta edição do programa. Em todo o Brasil, foram selecionadas 300 startups

 

Seis startups paraibanas foram selecionas para participar da primeira etapa do programa InovAtiva 2017, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e o Sebrae. Em todo o Brasil, foram escolhidos 300 projetos. Ao longo de cinco meses, as startups farão parte de uma série de atividades de aceleração e capacitação voltadas para as novas empresas de base tecnológica no país.

 

A Paraíba ficou em terceiro lugar no ranking regional, atrás apenas da Bahia (12) e do Ceará (7). Entre as selecionadas no Estado, cinco startups são de João Pessoa (Havite, Menew, CALLFIX, Wifi.fi e MAVIP Registro de Marcas ) e uma é de Campina Grande (LiteMe). Eles atuam em setores de Energia, Tecnologia da Informação e Comunicação e Serviços. De acordo com a gestora do projeto StartPB do Sebrae Paraíba, Danyele Raposo, o InovAtiva oferece a possibilidade de startups de todo o país terem acesso a um programa de aceleração  e mentoria gratuito e eficiente.

 

“O InovAtivaé uma excelente oportunidade para os empreendedores de projetos de base tecnológica, que têm ideias com alto grau de inovação e que precisam de um direcionamento mais focado. Na Paraíba, já temos, através do StartPB, ações de estímulo a empreendedorismo e à disseminação da cultura startup. Tanto o InovAtiva quanto o StartupPB favorecem a conquista de novos mercados, aumento de faturamento e valorização de suas marcas”, destacou a gestora.

 

O InovAtiva oferece capacitação em empreendedorismo inovador, por meio de cursos gratuitos e outras atividades; acesso a mentores nacionais e internacionais; conexão com possíveis parceiros, investidores e grandes empresas; suporte para internacionalização; e vantagens adicionais para startups em outros programas públicos e privados parceiros.

 

Criado em 2013 pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), o programa passou a ter o Sebrae como co-realizador desde fevereiro do ano passado. Este ano, o InovAtiva Brasil recebeu 1.793 inscrições e selecionou 300 startups para serem aceleradas no ciclo deste semestre. Na Paraíba, a iniciativa tem o apoio da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Mais informações: www.inovativabrasil.com.

Fonte: SEBRAE

Empreendedorismo