Empreendedorismo

Startup Weekend Women Edition fomenta criatividade e premia melhores ideias

Atualizado em: 21/03/2014

startup sww

Uma edição pioneira e histórica, o Startup Weekend Women Edition teve seu encerramento do domingo (16), em João Pessoa. Foram 54 horas de imersão total com mais de sessenta empreendedores paraibanos e de vários outros estados, das mais diversas áreas de atuação. O objetivo foi desenvolver ideias criativas e inovadoras, que agora poderão ser transformadas em realidade para o mercado.

As ideias apresentadas tinham como base a tecnologia e a economia criativa. Entre elas estavam aplicativos para busca de looks de moda feminina para ocasiões especiais; de intermediação de contatos entre artesãos e arquitetos para o fornecimento de obras e materiais de decoração etc., como também de busca por locais como hotéis, restaurantes, shoppings que aceitem a presença de animais na companhia de seus respectivos donos.

Especialistas e jurados

Ao final do evento, a jurada Marta Gabriel, que é escritora, consultora e palestrante nas áreas de marketing digital, inovação e educação, comentou a importância de um evento dessa natureza ser sediado na Capital paraibana. “O evento dessa natureza é de importância gigante porque fomenta a inovação e o empreendedorismo regional. E é muito legal sair do eixo Rio – São Paulo, pois no Nordeste tem iniciativas brilhante, ideias bacanas, e se quando se fomenta surgem muitas outras mais. E hoje inovar uma das principais ações para se ter uma aceleração de sucesso. Até porque, o Brasil é um dos países lanterninhas de inovação e precisamos mudar essa realidade”, explanou.

Ela também deu sua dica aos empreendedores participantes. “A ideia é sempre a primeira parte do processo de inovação, E do processo de inovação o que mais gosto é a ação e para se ter ação é preciso inovação. Então, a minha dica é que todas essas ideias maravilhosas que saíram desse evento precisam serem colocadas em prática”, frisou ela.

Ainda foram jurados no evento, a Danyele Raposo, analista do Sebrae-PB; Pedro Alves, da Vsoft Tecnologia; Erivaldo Júnior, diretor executivo da Yupi Studios; e Maria Helena, do Parque Tecnológico de Campina Grande.

Resultados positivos

O êxito do evento também foi evidenciado por mentores e coordenadores do encontro. O mentor Érick Albuquerque, investidor anjo do Porto Digital de Recife-PE, destacou grandes diferenciais positivos do encontro. “Foi um evento muito rico em vários aspectos. Fiquei surpreso com a rapidez como os participantes entenderam a essência e se aproximaram da linguagem do startup. Outro ponto de destaque foi que o encontro trouxe participantes de várias gerações, onde conviveram intensamente pessoas no tempo de hoje, com cabeça de ontem e que enxergam as necessidades do amanhã. E Ainda posso destacar que as mulheres puderam demonstrar que possuem uma profundidade de análise, que é super pertinente no processo de desenvolvimento de negócio”, disse ele.

“Foi um evento de grande aproveitamento e que trouxe resultados surpreendentes, pois os participantes puderam apresentar soluções super inteligentes em várias áreas. E que venham outros Startup para fomentarmos ainda mais nossos empreendedores”, avaliou Denise Lemos, uma das coordenadoras do encontro.

A ampla satisfação do público participante foi atestada em 100% por Verônica Lisboa, da Nação Eco. “Foi tudo muito bom. Além do aprendizado mútuo, do amplo conhecimento adquirido com pessoas de várias idades e áreas diversas de atuação no mercado, tivemos mentores muito disponíveis e de total acesso para desenvolvermos nossas ideias”, comentou ela.

Vencedores e premiação

Na ocasião, as três ideias mais inovadoras, escolhidas pelo corpo de jurados, foram premiados com passagem, estadia, ingressos e stand no Startup Alley da Brapps; 1 ano de hospedagem web; 6 meses de cortesia da SendGrid; o Planejamento da Presença Digital pela Up Branding; a Landing Page com sistema de gerenciamento completo pela WakeUp Digital; cortesias para o Encontro Locaweb pela Cake Roll.

Os projetos de negócios vencedores foram:

1.lugar Não Contém – aplicativo que indicará ao consumidor os locais que comercializam refeições sem lactose e sem glutem
2.lugar Organizze.co – site que oferece organização personalizada, online e presencial, via vídeos tutoriais
3.lugar Est – plataforma de e-commerce para obras de arte com materiais reciclados

Apoios

O Startup Weekend Women Edition contou com o apoio da Microsoft Bizpart, Sebrae Paraíba, Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Convention Bureau João Pessoa, 9ideia Comunicação, Governo da Paraíba, Parque Tecnológico da Paraíba, Fórum das Mulheres de Negócios da Paraíba, portais Mulher de Fato e Paraíba Total, Empreendedorismo Rosa, Vind Creative Studio, Wake Up Digital, Jornal da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa, , SendGrid, Estalo Aceleradora, Up Branding e Smartleads.

Fonte:Assessoria

 

Empreendedorismo