Empreendedorismo

Projeto Start Paraíba abre inscrições

Atualizado em: 12/03/2015

STARTPB

Começam nesta quinta-feira (12) as inscrições do Start Paraíba, programa de educação do Sebrae Paraíba voltado para empresas startups do Estado. Nesta edição, serão selecionadas 30 empresas de João Pessoa para participar do projeto que vai oferecer aos participantes palestras, workshops práticos, sessões de mentoria, missões de negócios e atividades de acesso ao mercado. As inscrições para o programa podem ser feitas até o dia 22 de março.
 
Durante três meses, as empresas selecionadas participarão de 6 módulos de capacitação para desenvolvimento e melhoria dos produtos. “O StartPB é um programa de pré-aceleração de startups 100% prático que visa desenvolver empreendimentos de base tecnológica sediados em João Pessoa.  O objetivo final do programa é estruturar sua empresa e deixá-la pronta para crescer”, explicou a gestora do Programa Start Paraíba, Danyele Raposo. Ela ressaltou que podem participar empresas iniciantes ou consolidadas que já possuem protótipo desenvolvido, iniciando a busca por clientes. “A preferência é por empresas de Web, Software ou Mobile, mas serão aceitos projetos de outros segmentos. É muito importante que sua empresa possa crescer, aprender e mudar no período de capacitação de 3 meses”, destacou.
 
Durante as atividades do programa, os participantes irão trabalhar com metodologias comprovadas que mais se aplicam ao ambiente de inovação, como Lean Startup, BM Canvas, Métricas, Customer Development, Valuation, terão acesso a mentores e consultores com expertises diversos, conhecerão muitas pessoas do mercado e ainda terão a oportunidade de realizar um pitch (apresentações para investidores com duração de três a cinco minutos).
 
As inscrições no Start Paraíba podem ser feitas através do site http://www.startpb.com.br/inscricoes. Será preciso fornecer algumas informações pessoais e descrever em poucos caracteres o projeto e as habilidades de cada membro da equipe. Todos os workshops e consultorias presenciais serão realizadas em João Pessoa. O calendário das atividades já está no site.
 
Os projetos selecionados (30 no total) pagarão uma taxa de R$320. O valor original do programa é de R$ 640 por equipe selecionada, mas o Sebrae Paraíba está subsidiando 50% do investimento para viabilizar a participação do maior número de projetos. O resultado da seleção será divulgado no dia 23 de março.
 
O projeto – O Start Paraíba teve início em 2013 e vai continuar em vigor até 2017 e tem como proposta promover uma série de aportes para quem está iniciando a carreira no mundo tecnológico. Neste período, serão atendidas 150 startups e serão realizadas ações de fomento, apoio e orientação para tornar soluções inovadoras em negócios viáveis.
 
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
 
Workshops práticos
 
Lean Startup & Customer Dev
Data: 27 e 28/3
Guga Goreinstein (Poup – PE)
 
Empreendedorismo & Modelo de Negócios
Data: 10 e 11/04
Rafael Carvalho (Bizstart /Edools – RJ)
 
Design para Startups
Data: 24 e 25/04
Geraldo DeLima (Camino – RS)
 
Finanças para Startups
Data: 15 e 16/05
Elisa Carlos (InPulsa – SP)
 
Pitch
Data: 29 e 30/05
Edson Mackenzie (Videolog – RJ)
 
Conflito de co-founders
Data: 12 e 13/06
Henrique Santana (Integrah – DF)
 
Palestras (com a data definir)
 
Patente e registro de marca
Vinicius Travassos (PB)
 
Investimento anjo
Leo Lacerda (85 Labs – CE)
 
Lean Sales com
Daniel Uchoa (OvermediaCast – MG)

UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING- SEBRAE

Empreendedorismo