Empreendedorismo

Prefeita de Pombal vence o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendor

Atualizado em: 14/04/2016

Premiação

 

A iniciativa Spa Empreender – Incubadora de Beleza, da prefeitura do município de Pombal, localizado no alto Sertão da Paraíba, distante 370 km da capital paraibana, ficou com o 1º Lugar na categoria Melhor Projeto. A ideia foi fomentar o empreendedorismo e a emancipação das mulheres em estado de vulnerabilidade social, sobretudo as que dependiam economicamente de seus companheiros.

Assim foi pensado e criado o Spa Empreender – Incubadora de Beleza, espaço voltado à formalização dos pequenos negócios na área de estética e beleza e qualificação na área. As consequências do projeto foram várias: diminuir em 50% a demanda existente no banco de dados da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social; diminuição em 27,2% no índice das famílias consideradas pobres e extremamente pobres do município; e formalização de 30% das beneficiárias do projeto.

De acordo com a prefeita de Pombal, Yasnaia Pollyanna, o projeto mostrou que investir em empreendedorismo é dar independência aos cidadãos e também desafogar a máquina pública. “É mais que empreender, é também um trabalho social com essas mulheres.  O município jamais pode crescer sozinho, o ser humano tem que fazer parte desse crescimento. Fomos até as mulheres, muitas vítimas de violência física, e procuramos saber a vocação delas, com o que gostariam de trabalhar, e a maioria queria trabalhar com beleza. Montamos a incubadora, sempre em parceria com o Sebrae, e criamos as condições para que elas pudessem empreender. Com a Sala do Empreendedor formalizamos seus negócios e espontaneamente mais de 800 mulheres devolveram o cartão do Bolsa Família. Esse é o papel também do governo, dar independência a essas pessoas”, disse.

Pombal, Salgadinho, João Pessoa, Alhandra, Juazeirinho e Sossêgo foram os grandes vencedores da 9ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que inscreveu projetos voltados ao estímulo e desenvolvimento de pequenos negócios e modernização da gestão pública nos municípios paraibanos.  O evento contou com a presença de prefeitos de diversas cidades paraibanas, gestores públicos, autoridades e representantes de entidades de fomento ao empreendedorismo, entre outros convidados.

Na abertura do evento, o superintendente do Banco do Nordeste, Wesley Márcio, representando o Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, disse que investir em empreendedorismo fortalece as estruturas sociais e econômicas das cidades.  “Nós percebemos que o mundo carece de evolução e o empreendedorismo é uma saída para as nossas demandas urgentes. O empreendedorismo público é ainda mais importante, porque atinge diretamente toda uma comunidade, eles trazem resultados efetivos que atingem todo o município. É com muita alegria que apoiamos e premiamos essas iniciativas, que irão concorrer ao prêmio da etapa nacional em Brasília, e já fazemos o chamamento para que as gestões continuem investindo em bons projetos”, disse.

Demais Premiados

Na categoria Pequenos Negócios no Campo, o projeto vencedor foi o Empreender na agricultura: a semente do amanhã, do município de Salgadinho, na região da Borborema, que teve como objetivo a sustentação e fortalecimento dos negócios agrícolas da região, tendo em vista os problemas gerados pelo período de estiagem e a falta de políticas públicas mais robustas ao setor.

Para isso, o projeto teve como prioridades: melhorar a qualidade de vida na produção rural, levando em consideração o social, o econômico e o cultural; aumentar as condições de produção, atuando na infraestrutura de captação e armazenamento de água; ofertar oficinas, palestras, assessoria técnica e créditos para elevar a capacidade competitiva da região; a inserção do jovem e da mulher na cadeia produtiva; e o incentivo à comercialização local e valorização do produto dentro do município.

A prefeitura de João Pessoa foi a vencedora na categoria Desburocratização e Formalização, com o projeto Banco Cidadão e Territórios Empreendedores. Promovendo a inclusão social e o desenvolvimento sustentável das microempresas da capital paraibana, através da capacitação empreendedora e crédito orientado, o projeto, a partir de 2013, passou a oferecer atendimento nas casas de cada microempreendedor inscrito no projeto, aumentando a confiança entre cliente e Banco Cidadão e também o acesso às orientações.

Já na categoria Implementação e Institucionalização da Lei Geral, venceu o município de Alhandra, com o projeto Implementação da Lei Geral: despertando o município de Alhandra para o desenvolvimento econômico e social. Entre os objetivos da inciativa estavam a ampliação da formalização dos pequenos negócios, a promoção da Sala do Empreendedor, através de qualificação, capacitação e assessoramento contínuo, além da efetiva aplicação da Lei Complementar 123/2006.

Outro projeto vencedor foi o do município de Sossêgo, intitulado Comércios de responsabilidade da vigilância sanitária de Sossêgo em produtos fora do prazo de validade. O objetivo principal foi reduzir o grande número de produtos comercializados fora do prazo de validade, através da conscientização sobre as consequências desse tipo de comercialização.

Na categoria Inovação e Sustentabilidade venceu o projeto UNIVER-CIDADE: Juazeirinho inovando com desenvolvimento, conhecimento e sustentabilidade, do município de Juazeirinho. Realizado em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto tem como objetivo a eficiência na gestão pública municipal, promovendo o desenvolvimento de base econômica local e a melhoria da qualidade de vida da população do município.

Inscritos

Nesta edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, prefeituras de 96 municípios se inscreveram. Deste total, 68 enviaram projetos e 26 foram finalistas e 13 foram premiados, sendo seis com a primeira colocação nas categorias: Melhor Projeto; Desburocratização e Formalização; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Inovação e Sustentabilidade; Pequenos Negócios no Campo; e Inclusão Produtiva com segurança sanitária.

Os primeiros colocados em cada categoria disputarão a etapa nacional do prêmio, que acontece no próximo dia 10 de maio. Na última edição, o projeto da cidade de Bananeiras venceu na categoria Melhor Projeto, tanto na etapa estadual como nacional.

Resultado da 9ª edição Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Categoria “Melhor Projeto”:
1º Lugar: Pombal (Yasnaia Pollyanna Werton Dutra) – Projeto Spa Empreender – Incubadora de Beleza
2º Lugares: Salgadinho (Débora Cristina Farias Morais) e João Pessoa (Luciano Cartaxo)

Categoria “Implementação e Institucionalização da Lei Geral”:
1º Lugar: Alhandra ( Marcelo Rodrigues da Costa) – Implementação da Lei Geral: despertando o município de Alhandra
2º Lugar: Itabaiana – Antônio Carlos Rodrigues de Melo Junior

Categoria “Inclusão Produtiva”:
1º lugar: Sossêgo (Carlos Antônio Alves da Silva) – Comércios de responsabilidade da vigilância sanitária de Sossêgo em produtos fora do prazo de validade
OBS: não houve segundo lugar

Categoria “Desburocratização e Formalização”:
1º Lugar: João Pessoa (Luciano Cartaxo) – Banco Cidadão e Territórios Empreendedores
2º Lugar: Nova Palmeira (José Félix de Lima Filho)

Categoria: “Pequenos negócios no campo”
1º Lugar: Salgadinho (Débora Cristina Farias Morais)- Empreender na agricultura: a semente do amanhã
2º Lugares: Remígio (Melchior Naelson Batista da Silva) e Gurjão (Ronaldo Ramos de Queiroz)

Categoria: “Inovação e Sustentabilidade”
1º Lugar: Juazeirinho (Jonilton Fernandes Cordeiro) – UNIVER-CIDADE: Juazeirinho inovando com desenvolvimento, conhecimento e sustentabilidade
2º Lugar: Bananeiras – Douglas Lucena Moura de Medeiros

Fonte: Redação com Assessoria

Empreendedorismo