Empreendedorismo

Paraíba na Semana Nacional do Microempreendedor Individual

Atualizado em: 26/03/2014

amazan

Vinte e oito municípios paraibanos realizam, simultaneamente, a quarta edição da Semana do Microempreendedor Individual da Paraíba. Do Litoral ao Sertão, serão promovidas palestras, oficinas, orientações e capacitações para um público estimado de 3,5 mil pessoas. As atividades do evento começam no dia 31 de março e seguem até o dia 5 de abril. A abertura oficial da mobilização na Paraíba acontece no dia 31 de março, às 16h, em uma grande tenda montada do Ponto dos Cem Réis, em João Pessoa, com a palestra show “Tocando Negócios”, com o músico e empreendedor Amazan.

O evento é focado nos microempreendedores individuais (MEI) paraibanos, que é uma categoria empresarial formada por trabalhadores por conta própria, como manicures, eletricistas, cabeleireiros, ambulantes, costureiras, que se formalizaram e têm faturamento anual de até R$60 mil. Atualmente, a Paraíba conta atualmente com cerca de 53 mil microempreendedores individuais, que podem participar das capacitações gratuitamente. De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae Paraíba, Márcia Timóteo, mesmo tendo o MEI como público-alvo, qualquer empreendedor informal ou que deseja formalizar o próprio negócio pode participar.

Durante seis dias, serão oferecidas cerca de 100 oficinas e palestras com foco na sustentabilidade dos empreendimentos, fortalecimento da gestão, acesso ao crédito e orientação técnica. “Em todo o Estado, os empreendedores poderão participar de palestras do programa SEI (Sebrae Empreendedor Individual), adquirindo conhecimento de educação empreendedora, auxiliando na gestão administrativa e financeira”, destacou a gerente.

As atividades da Semana do MEI serão realizadas nas cidades de João Pessoa (Ponto de Cem Reis e Mangabeira), Pedras de Fogo, Caaporã, Itapororoca, Alhandra, Campina Grande, Patos, Itaporanga, Imaculada, Olho D’Água, Malta, São Mamede, Cajazeiras, São João do Rio do Peixe, Cachoeira dos Índios, Pombal, São Bento, Catolé do Rocha, Monteiro, Prata, Caraúba, Sumé, Guarabira, Bananeiras, Picuí, Sousa, Uiraúna e Aparecida.

Em João Pessoa, as atividades acontecerão em uma tenda que será montada no Ponto de Cem Reis e em Mangabeira, na Cehap. Em Campina Grande, a ação será realizada na Associação dos Moradores do Bairro das Malvinas.

Participação de Amazan – Nesta edição do evento, uma das grandes atrações é a participação do músico e empreendedor Amazan, que em 2003, entrou no mundo dos negócios com a abertura da única fábrica de sanfonas ou acordeons profissionais do Brasil. Os instrumentos Leticce são a prova de que um serviço artesanal pode evoluir em escala industrial. Localizada em Campina Grande (PB), a empresa possui atualmente 20 funcionários.

leticce

A inscrição para palestra é gratuita nas agências do Sebrae e nas tendas montadas durante a mobilização. A palestra do artista será realizada em João Pessoa no dia 31 de março (16h no Ponto de Cem Réis e às 19h30 em Mangabeira), Pedras de Fogo (31 de março, às 10h) Guarabira (1 de abril, às 10h), Picuí (1 de abril, às 19h), Campina Grande (2 de abril, às 10h), Monteiro (2 de abril, às 19h), Patos (3 de abril, às 10h), Itaporanga (3 de abril, às 19h), Cajazeiras (4 de abril, 9h30) e Pombal (4 de abril, às 17h).

Nas cidades de Uiraúna (2 de abril/10h), Sousa (2 de abril/16h) e Aparecida (3 de abril/10h) a palestrar máster será apresentada pelo conferencista e autor do livro “Você é a sua melhor Marca’, Jussier Ramalho, que vai proferir a palestra “Você é sua melhor marca”.
Fonte: Assessoria

Empreendedorismo